Professor do curso de Fisioterapia da Unileão publica artigo no Brazilian Journal of Motor Behavior

Estudo foi intitulado “COVID-19 e seu impacto no controle motor humano”.

28/12/2020 08:10 am - Atualizado em 04/01/2021 13:51 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O prof. Aurélio Santos, docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), publicou um artigo na revista científica Brazilian Journal of Motor Behavior (BJMB), periódico realizado pela Sociedade Brasileira de Comportamento Motor (SOCIBRACOM).

Intitulado “COVID-19 e seu impacto no controle motor humano“, o estudo teve como objetivo delinear as questões neurológicas, de saúde mental e cardiorrespiratórias causadas pela infecção do novo Coronavírus no controle motor, mais especificamente para a marcha humana e o controle do equilíbrio.

Além disso, o trabalho destacou como a hospitalização e o isolamento obrigatório (para conter a propagação da infecção) também podem afetar essas áreas, bem como a importância das estratégias de atividade física para reduzir as desvantagens causadas pela infecção e seu impacto negativo na saúde humana.

“O artigo aborda questões relevantes e acessíveis para profissionais de saúde e para a sociedade, pois esclarece a importância de reconhecer as consequências drásticas da Covid-19 na funcionalidade e independência dos pacientes, principalmente as possíveis alterações no controle motor dos infectados”, afirma o prof. Aurélio Santos, um dos autores do estudo.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.