(88)99216-3040

Carla Tieppo ministra palestra de abertura do 32º Encontro Pedagógico da Unileão e UniVS

Evento terá como tema “Espaços digitais inteligentes e o potencial de ensino e aprendizagem”

19/01/2021 15:46 pm - Atualizado em 22/01/2021 09:30 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e o Centro Universitário Vale do Salgado realizarão, nos dias 28 e 29 de janeiro, o 32º Encontro Pedagógico. O evento terá como tema “Espaços digitais inteligentes e o potencial de ensino e aprendizagem” e será voltado para os professores da Unileão e da UniVS. A iniciativa busca promover a capacitação, a integração docente e o planejamento de estratégias de aperfeiçoamento das práticas pedagógicas das duas instituições de Ensino Superior.

A abertura do 32º Encontro Pedagógico será realizada no dia 28 de janeiro, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Unileão no YouTube, e contará com uma apresentação institucional realizada pela Pró-Reitoria Pedagógica da Unileão.

Em seguida, haverá a palestra “Neurociência e educação”, ministrada pela professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, CEO e sócia-fundadora da Ilumne Consultoria, Dra. Carla Tieppo. O link para a palestra será enviado aos docentes momentos antes da realização da atividade.

Já no dia 29 de janeiro, os professores poderão participar, a partir das 14h, de um dos minicursos ofertados no evento. As capacitações serão ministradas pela plataforma Google Meet e o link para o acesso ao minicurso escolhido por cada participante será enviado momentos antes do início da atividade. Serão disponibilizadas 55 vagas por minicurso. O encerramento do evento ocorrerá às 16h15, com uma palavra do reitor da Unileão e UniVS, prof. Jaime Romero, e da profa. Sonia Izabel Romero de Souza, pró-reitora Pedagógica da Unileão.

Desenvolvimento de inovação e propostas educacionais

Para a profa. Tássia Lobato, integrante do Comitê Pedagógico da Unileão, o evento é sempre um momento muito importante para o desenvolvimento de inovação e de propostas educacionais alinhadas às necessidades atuais.

“Após um ano tão desafiador, a importância desse Encontro está, além de tudo, no fortalecimento que a unidade do nosso corpo docente e o trabalho em equipe nos proporcionam. Lembrar que estamos juntos nessa arena buscando incessantemente caminhos para o desenvolvimento e crescimento dos nossos discentes”, afirma.

Ainda segundo a integrante do Comitê Pedagógico da Instituição, esta edição é um encontro de profissionais que permanecem firmes no propósito de promoverem ensino de qualidade e formação de profissionais de excelência. “Mais do que nunca estamos cientes de que a nossa missão é formar profissionais que estejam à altura dos desafios do nosso país”, frisa a profa. Tássia Lobato.

Confira os minicursos que serão ofertados no 32º Encontro Pedagógico:

– “Elaboração e configuração de avaliações no ambiente Moodle com condicionantes de acesso”

Facilitador: Prof. João Marcos Ferreira de Lima Silva – formado em Educação Física, especialista em Docência no Ensino Superior, mestre em Atividade Física e Saúde e doutorando em Ciências da Saúde; professor das disciplinas de Metodologia Científica e Bioestatística em diferentes cursos de Saúde; consultor em análise de dados para diferentes fins; entusiasta do uso de tecnologias para ensino, avaliação e gestão da informação.

A utilização da mesa digitalizadora como ferramenta ativa na sala de aula”

Facilitador: Rômulo Aragão – graduado em Design de Produto pela UFC e está cursando MBA em Direção de Arte para TV, vídeo e publicidade; trabalha com Marketing Educacional desde 2016 e, no seu tempo livre, se empenha em projetos gráficos, visuais e branding de marcas.

– “Mexa-se: a importância da atividade física como promoção da saúde em tempos de pandemia”

Facilitadora: Profa. Lara Belmudes Bottcher – doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde; atualmente é coordenadora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Unileão.

– “Quem cuida do cuidador? Sobre hábitos de autocuidado para professores universitários”

Facilitador: Prof. Marcos Teles do Nascimento – mestrando em Ensino em Saúde pela Unileão; formação em Terapia Analítico-comportamental; especialista em Metodologia do Ensino Superior e Ensino a Distância e Psicologia aplicada à Educação; coordena grupo de estudos em Análise do Comportamento e Temas Emergentes em Psicologia; pesquisa os currículos de formação em Psicologia e violência por motivação religiosa.

– “Meditação: Atenção plena”

Facilitador: Prof. Aurelio Dias Santos – mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (2015) com área de concentração em Avaliação, Intervenção e Prevenção em Fisioterapia; professor da Unileão e do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS); atua clinicamente no Instituto Holístico de Reabilitação –  FisioNamaste.

– “Educador Ágil: Metodologia SCRUM para Educação”

Facilitador: Prof. Francisco Wesley Gomes Bezerra – mestrando em Design (C.E.S.A.R. School), especialista em Psicologia Aplicada à Educação (URCA) e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Unileão); docente e pesquisador há mais de 10 anos em Designer Instrucional e Tecnologias de Interação Humano-Computador.

– “Utilizando o H5P e o Level UP dentro do Moodle”

Facilitador: Levi Brito – graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pós-graduando em Redes e Segurança de Sistemas; analista administrativo e administrador Moodle desde 2017.

Serviço

32º Encontro Pedagógico da Unileão e UniVS

28/01

19h30: Apresentação institucional realizada pela Pró-Reitoria Pedagógica da Unileão;

Palestra de abertura “Neurociência e educação” com a Dra. Carla Tieppo.

Transmissão ao vivo pelo canal da Unileão no YouTube

29/01

14h às 16h: Minicursos;

16h15: Palavra de encerramento com o reitor da Unileão e UniVS, prof. Jaime Romero, e com a profa. Sonia Izabel Romero de Souza, pró-reitora Pedagógica da Unileão.

Transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet


COMPARTILHE: