Alunos de Serviço Social da Unileão fazem parte das mudanças que querem para o mundo

Estudantes do curso intervêm na sociedade por meio de ações políticas e socioeducativas no Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

29/01/2021 09:08 am - Atualizado em 29/01/2021 09:09 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os estudantes do curso de Serviço Social do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) fazem parte das mudanças que querem para o mundo. Eles promovem transformação social na vida de milhares de pessoas todos os anos pela atuação no Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) da Unileão e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde são feitas intervenções com uma média de 800 famílias e 65 atendimentos coletivos em visitas institucionais.

Para a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão, profa. Márcia Figueirêdo, a interação dos alunos com a população os inserem no contexto das dinâmicas da realidade vivenciada pelas pessoas da sociedade brasileira, possibilitando a aquisição de experiência em vários campos de atuação na área das políticas sociais setoriais.

“Desenvolvemos atividades no âmbito dos Direitos Humanos, como o enfrentamento do preconceito racial, as políticas públicas para a população LGBT, violência contra mulher, abuso sexual contra crianças e adolescentes, dentre tantos outros assuntos que favorecem uma visão crítica e emancipatória”, observa a coordenadora.

O compromisso dos alunos com a liberdade, justiça e democracia não para na graduação ou no campus, mas passa a promover mudanças no mundo quando os estudantes se formam e levam para a sociedade ações de enfrentamento às desigualdades sociais e a atuação profissional se guia para garantia da efetivação dos Direitos Humanos e cidadania.

Unileão contribui para as transformações no mundo com:

• Investimento em campo de prática para formar profissionais capacitados;
  • Formação de egressos com alto índice de aprovação nos principais concursos públicos nos âmbitos municipal, estadual e federal;
  • Qualidade de ensino reconhecida nas avaliações do MEC.

Serviço Social na Unileão

O curso de Serviço Social da Unileão tem 15 anos de atuação e a única graduação ofertada em modalidade presencial na região do Cariri cearense. O curso forma assistentes sociais capazes de garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social tenham seus direitos assegurados por meio do planejamento e execução de políticas, programas e projetos sociais nas mais diversas áreas.

“O curso de Serviço Social da Unileão compromete-se com a formação dos futuros assistentes sociais com sede de transformar a realidade, revestida de um sério rigor com o trato teórico-metodológico”, frisa a profa. Márcia Figueirêdo.

A docente ressalta que o mercado está aberto para a profissão e que os assistentes sociais formados podem ingressar em vários setores como:

• Órgãos da previdência social pública ou privada em níveis federal, estadual e municipal;
  • Área sociojurídica: varas, secretarias de Segurança Pública, penitenciárias; Tribunais de Justiça, Defensorias Públicas e Serviços de Assistência Jurídica;
  • Organizações não governamentais;
  • Saúde pública e privada: secretarias de Saúde, centros de saúde, hospitais, clínicas e ambulatórios;
  • Área empresarial: indústrias, empresas públicas e privadas, órgãos patronais de Serviço Social;
  • Educação: secretarias de Educação, escolas públicas e particulares, centros de educação especial, centros de readaptação de crianças e universidades;
  • Movimentos sociais populares: associações de bairro ou de moradores, movimentos populares e cooperativas.

“Sem dúvidas, a assistência social é uma das profissões mais gratificantes e a área de Serviço Social tem muita demanda no mercado, com altas taxas de empregabilidade”, avalia a coordenadora do curso de Serviço Social da Unileão.

Faça Serviço Social na Unileão

Nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão. Confira o edital neste link.

Ação para atuar contra a desigualdade social.