Alunos do curso de Enfermagem da Unileão são preparados para o cuidado em todas as etapas da vida

Graduação com quase 15 anos de atuação no Cariri tem nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019.

01/02/2021 09:24 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Enfermagem está presente em todas as etapas da vida, desde o nascimento até a terceira idade, inserida em todos os níveis de complexidade nos serviços de saúde. Para esses profissionais, a formação possibilita trabalhar onde há vida: na gestão de serviços e assistência à saúde, na área acadêmica, com pesquisa e ensino, e nas diversas especialidades clínicas. Os enfermeiros executam importantes intervenções para o cuidado individualizado e integral do ser humano, sempre considerando a identificação dos problemas em todas as fases da vida.

Há mais de 10 anos, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) vem formando profissionais para atuarem nos mais diversos contextos e na integralidade do cuidado, na intervenção frente aos fatores de risco, na prevenção de doenças, bem como na promoção da saúde e da qualidade de vida.

Essa dedicação em oferecer uma graduação que possibilite aos futuros enfermeiros estarem juntos da população em todos os momentos é reconhecida com nota 4 pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019, avaliação que comprova a excelência do ensino e do aprendizado vivenciados no curso.

Formação para atender às necessidades de toda a população

A Enfermagem representa, atualmente, a maior parcela da classe trabalhadora do Sistema Único de Saúde (SUS). Para seguir capacitando profissionais que possam atuar no acolhimento e cuidado do nascimento à terceira idade, o curso da Unileão busca oferecer aos seus estudantes todas as ferramentas necessárias para que possam atuar com precisão técnica e conhecimento científico nas atribuições que fazem parte da rotina dos enfermeiros, com foco nas necessidades da população.

“O curso de Enfermagem da Unileão tem buscado, ao longo de mais de uma década de existência, uma profunda articulação com as necessidades em saúde da população, o perfil epidemiológico da região e as diversas áreas de atuação profissional”, enfatiza o prof. João Paulo, docente do curso de Enfermagem da Unileão.

Cuidado humanizado

O curso de Enfermagem da Unileão proporciona aos futuros enfermeiros experiências que superam o desenvolvimento de competências técnicas e valorizam o cuidado humanizado e ético. É pela extensão acadêmica que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o contato com a comunidade, se aproximando da realidade social e das necessidades da população da região.

Além dos projetos de extensão desenvolvidos pela graduação, essas experiências ocorrem também por meio dos estágios. “Os estágios propiciam a assimilação teórico-prática nos próprios serviços de saúde. Assim, acompanhados por profissionais especializados na área, os preceptores, nossos acadêmicos têm a oportunidade de desenvolvimento acadêmico e profissional”, avalia prof. João Paulo.

Também fazem parte da formação dos estudantes de Enfermagem da Unileão:

• Eventos anuais, como o Congresso Caririense de Enfermagem, pioneiro na região;
  • Ligas acadêmicas formadas por alunos do curso, que desenvolvem eventos e ações com profissionais e figuras renomadas da área;
  • Projetos de iniciação científica, que visam estimular a produção de conhecimento científico.

Conquistas que orgulham a Unileão

Além de assumirem papeis essenciais no cenário da saúde da região do Cariri cearense, os egressos do curso de Enfermagem da Unileão conquistam espaços em diversas partes do Brasil, nas mais diversas áreas de atuação, prestando cuidado adequado e mostrando dedicação por onde passam.

“Dentre as conquistas alcançadas pelos nossos estudantes, que também são nossas, destacam-se as aprovações em concursos públicos e seleções para atuação tanto no âmbito assistencial como no de docência ou pesquisa. Diversos alunos, logo após a colação de grau, já possuem aprovação em seleção para residências na área da Saúde, como também ingresso em cursos de mestrado acadêmico”, frisa o prof. João Paulo.

Ingresse no curso de Enfermagem com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Vestibular Digital 2021

A Unileão também está com as inscrições abertas para o Vestibular Digital 2021, processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, obedecendo às regras do programa de financiamento. Confira o edital neste link.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.