Curso de Licenciatura em Educação Física da Unileão prepara gerações futuras para o esporte

Graduação pioneira no Cariri tem mais de 15 anos de atuação e conceito 4 no Ministério da Educação (MEC).

02/02/2021 11:17 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) são comprometidos com a formação integral do indivíduo pela prática da cultura do movimento nas escolas.  Em um curso pioneiro no Cariri, com mais de 15 anos de atuação e conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), eles aprendem constantemente as melhores formas de levar conhecimento e movimento aos alunos da Educação Básica por meio de diferentes práticas esportivas, atividades físicas e ensino teórico.

Toda essa preparação possibilita que os futuros professores consigam transformar vidas nas escolas em que atuarem após a formação. Para a profa. Lara Bottcher, coordenadora dos cursos de Educação Física da Unileão, os profissionais formados pela Instituição contribuem para a mudança no cenário educacional do Cariri com protagonismo em ações educativas.

“O curso tem como base a linha de formação de professores com foco na gestão educacional e projetos sociais, formando profissionais para atuação ativa e envolvida com as questões socioculturais, ambientais, motoras, afetivas e éticas na comunidade escolar em geral”, frisa a docente.

Para formar profissionais capazes de atuarem com grande destaque nos estabelecimentos de ensino da Educação Básica, a graduação conta com um corpo docente qualificado, estrutura única na região, equipamentos modernos e uma proposta pedagógica que alia teoria e prática em todo o período de formação.

Passos de hoje são os caminhos de amanhã

São os passos de hoje que abrem os caminhos para o amanhã. Para o prof. José de Caldas, docente dos cursos de Educação Física da Unileão, essa caminhada teve início em 2008 e se intensificou em 2012, quando se formou no curso de Licenciatura da Instituição. Ele retornou à graduação para auxiliar os futuros profissionais a traçarem caminhos que os levem à transformação de outras vidas.

“Hoje sou mestre em Educação, pesquisador e docente na área de Educação e Educação Física. Isso me permite ver o quanto a minha atuação é reconhecida e importante, o quanto podemos contribuir para uma educação melhor, sempre na busca de oferecer à comunidade qualidade de vida para o corpo, para a mente e para as relações sociais e afetivas”, comenta o docente, que hoje estimula os estudantes do curso a buscarem formas de atuarem como agentes transformadores da realidade, seja em ações da Instituição, seja nas comunidades nas quais estão inseridos.

Iniciativas e características do curso de Licenciatura em Educação Física que movimentam a comunidade:

Estrutura

• Complexo Esportivo com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e Academia-Escola.

• Seminários de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física;
  • Congresso Caririense de Educação Física, Saúde e Esporte;
  • Jogos Escolares;
  • Olimpíadas Universitárias.

Projetos de Extensão

• HiperAtivos – voltado para crianças com TDHA.

Práticas Pedagógicas

• Gincanas Solidárias;
  • Resgate de Jogos e Brincadeiras Populares nas Escolas;
  • Movimento da Dança e Ginástica Escolar;
  • Esporte da Escola;
  • Trilhas Ecológicas para Educação Ambiental;
  • Práticas de Esporte de Aventura na Natureza.

Complexo Esportivo da Unileão

Os equipamentos do Complexo Esportivo da Unileão fomentam as práticas da atuação docente entre os alunos do curso de Licenciatura em Educação Física. “O Complexo gera aproximação da atuação do professor de Educação Física com o público, na orientação e na participação de ações interdisciplinares, esportivas e de lazer, com as competições de jogos escolares e olimpíadas universitárias, promovendo a gestão cultural, esportiva e de lazer”, avalia a profa. Lara Bottcher.

Ainda não é aluno de Educação Física na Unileão?

Ingresse com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão. Confira o edital neste link.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.