Curso de Psicologia da Unileão promove o cuidado com a saúde mental

Estudantes da graduação oferecem, anualmente, suporte à saúde mental de milhares de pessoas da região do Cariri pelos atendimentos no SPA da Unileão.

04/02/2021 10:07 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os alunos e as alunas do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estudam em um curso experiente, que forma psicólogos e psicólogas qualificados para o exercício técnico e profissional há 14 anos, e oferecem, anualmente, suporte à saúde mental de milhares de pessoas da região do Cariri pelos atendimentos realizados no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Unileão. Entre os anos de 2011 a 2020, estima-se que foram realizados mais de 40 mil atendimentos no local.

“O SPA atende a comunidade acadêmica e externa na busca do suporte e do acolhimento psicológico em diversas modalidades: plantão psicológico, psicoterapia individual, psicoterapia de grupo, psicoterapia de casal, psicoterapia de família, ludoterapia, avaliação psicológica e orientação profissional”, explica a coordenadora do Curso de Psicologia, professora Flaviane Troglio.

Com a efetiva autonomia dos estudantes, o curso de Psicologia da Unileão promove diversas iniciativas para difundir informações sobre cuidados com a saúde mental entre a comunidade acadêmica e externa, como os eventos:

• Mesa-redonda “Vamos Falar de Saúde Mental na Universidade?”;
  • Diversidade à Mesa: Discutindo Sobre Diferenças e Preconceitos;
  • Luta Antimanicomial: Saúde Mental e o Cuidado em Atos;
  • Seminário sobre Intervenções Psicológicas em Situações de Crise;
  • Setembro Amarelo: Saúde Mental e Perspectiva de Cuidado;
  • Sarau de Psicopatologia e Encontro de Arteterapia;
  • Mostra Científica em Psicologia e Intervenções em Situações de Crise.

Profissão em ascensão e expansão

A cada dia que passa, a sociedade está passando a reconhecer ainda mais a necessidade de cuidar da saúde mental. No contexto atual de pandemia, a Psicologia se destaca como uma das profissões responsáveis pelo cuidado com o bem-estar emocional da população.

Para a profa. Flaviane Troglio, os egressos do curso vêm desenvolvendo um papel fundamental na transformação da realidade do Cariri e do Ceará, fato comprovado pelas pesquisas do Núcleo de Empregabilidade da Instituição, que registra a inserção desses profissionais em diferentes municípios e áreas da Psicologia.

“Os alunos e alunas inseridos em campos de estágio que anteriormente não possuíam a prática de psicólogo e psicóloga estão abrindo espaço para a nossa profissão, onde muitos estão sendo contratados após a formação”, afirma.

Psicologia na Unileão

Os profissionais formados no curso de Psicologia da Unileão possuem habilitação para a investigação, avaliação e intervenção preventiva e terapêutica em nível individual, grupal e institucional, dentro de um enfoque teórico específico, considerando o contexto onde se situam os conflitos, os limites e as possibilidades.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unileão enfatiza que a Instituição oferece uma formação com sustentação científica, postura ética e reflexiva, que resulta em “um profissional adaptável e com suficiente autonomia intelectual, capacitado para a busca contínua de conhecimentos após a graduação e comprometido com as transformações sociais”.

O curso de Psicologia da Unileão é avaliado com nota 4 em todos os indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC). Para contribuir na formação de profissionais de alto nível, além de um ensino de excelência, o curso conta com:

• Matriz curricular inovadora;
  • Corpo docente qualificado com 90% de mestres e doutores;
  • Formação prática no SPA e em instituições parceiras públicas e privadas;
  • Estágios profissionais com direcionamento aos reais interesses dos alunos e alunas;
  • Estágio supervisionado em 5 ênfases do curso: Processos de Prevenção e Promoção da Saúde, Processos Clínicos, Processos Psicossociais, Processos de Gestão e Processos Educacionais.

De acordo com a Resolução 03/2007 do Conselho Federal de Psicologia, o bacharel em Psicologia pode atuar em diversas áreas, confira quais são essas possibilidades e mais detalhes sobre a graduação na página do curso.

Ingresse com a nota do Enem no curso de Psicologia da Unileão

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Vestibular Digital 2021

A Unileão também está com as inscrições abertas para o Vestibular Digital 2021, processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, conforme as regras de transferência de contratos do programa de financiamento. Confira o edital neste link.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.