Unileão incentiva a prevenção contra o câncer

Nesta quinta-feira (4), celebra-se o Dia Mundial do Câncer, data que conscientiza a população sobre a segunda doença que mais mata no mundo.

04/02/2021 08:00 am - Atualizado em 02/02/2021 14:45 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, sendo o diagnóstico precoce uma das formas mais efetivas para o sucesso no tratamento de pacientes com tumores. Diante dessa realidade, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) incentiva os cuidados preventivos contra o câncer, além de capacitar profissionais da área da Saúde para o combate à doença.

Formação prática no curso de Enfermagem

A professora do curso de Enfermagem da Unileão Nadja França ressalta que os alunos da graduação têm parte da formação prática voltada à prevenção e cuidado de pacientes com câncer.

“Os alunos realizam a coleta de exame citopatológico para rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de colo do útero e concedem orientações quanto ao câncer de próstata nos estágios de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador e Estágio Supervisionado”, ressalta a docente.

Atendimentos fisioterapêuticos na Clínica-Escola

A Clínica-Escola é um instrumento de apoio na atenção ao câncer na região do Cariri. Por meio do equipamento, o curso de Fisioterapia da Unileão realiza, gratuitamente, atendimentos especializados para pacientes com câncer de próstata. A atuação ocorre, principalmente, no período pós-cirúrgico da prostatectomia, pois é possível que o paciente sinta algumas consequências como: incontinência urinária e disfunção erétil, a depender do grau da lesão provocada pelo ato cirúrgico.

Para pacientes nessa condição, a indicação é de que o tratamento fisioterapêutico seja iniciado logo após as intervenções médicas, visando acelerar a reversão do quadro. “Salientamos a importância de levar todos os exames para a primeira consulta, especialmente o estudo urodinâmico, para que seja realizada uma avaliação completa do paciente”, enfatiza a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Carolina Tostes.

Principais tipos de câncer

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, por meio de células anormais que se multiplicam descontroladamente e dão origem às células cancerígenas. Entretanto, alguns órgãos do corpo são mais afetados do que outros e, cada um, pode ser acometido por tipos diferentes de câncer, mais ou menos agressivos.

A profa. Nadja França comenta que, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os principais tipos de câncer que acometem homens no Brasil são: próstata; cólon e reto; traqueia; brônquios e pulmão; e estômago. Já os principais tumores que acometem mulheres no Brasil estão localizados: na mama; no cólon e reto; no colo do útero; na traqueia; nos brônquios e pulmão; e na tireoide.

Prevenção é sempre uma boa ideia

Com a premissa de ajudar a população a adotar hábitos de manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida, que contribuem significativamente na prevenção do câncer, a Unileão cita 12 dicas para prevenir a doença, confira:

1. Não fume;
  2. Alimentação saudável protege contra o câncer;
  3. Mantenha o peso corporal adequado;
  4. Pratique atividades físicas;
  5. Amamente;
  6. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero uma vez ao ano;
  7. Meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos devem ser vacinados contra o HPV;
  8. Vacine contra a Hepatite B;
  9. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
  10. Evite comer carne processada e enlatados;
  11. Evite a exposição ao sol no horário das 10h às 16h e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios;
  12. Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Câncer em animais

Semelhante aos humanos, os animais também são acometidos por diferentes tipos de câncer. Segundo a profa. Inês Nunes Queiroga, responsável pela disciplina de Introdução à Oncologia Veterinária no curso de Medicina Veterinária da Unileão, os casos entre pets têm aumentado devido ao aumento da expectativa de vida deles, ampliada em 8 a 10 anos a depender da espécie, raça e tamanho do animal.

A profa. Inês Nunes Queiroga alerta sobre os principais tipos de câncer em animais. “Os tecidos moles e a pele representam os dois maiores alvos de surgimento de neoformações nos animais domésticos e são os mais frequentemente diagnosticados”, observa a docente.

Apesar de semelhante em incidência, ao contrário dos humanos, animais não têm consciência para adotarem meios preventivos ou buscarem ajuda. Por isso, os tutores precisam estar sempre atentos no reconhecimento dos sinais, no controle de fatores de risco e no estímulo a fatores protetores para prevenção do câncer.

“Formas de diagnóstico cada vez mais precoces, informação e educação da sociedade e a melhoria da qualidade de vida de quem é afetado por um tumor representa cada vez mais esperança ao paciente, sendo possível ofertar uma sobrevida de qualidade ou, até mesmo, sua cura”, afirma a profa. Inês Nunes Queiroga.

Sobre a data

A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), organiza uma iniciativa global em 4 de fevereiro, data que marca o Dia Mundial do Câncer. Criada no ano de 2000 por meio da Carta de Paris Contra o Câncer, a data busca aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer, evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.