Mercado de TI tem boas oportunidades para profissionais especializados

Unileão oferta dois cursos de pós-graduação na área de Tecnologia da Informação: Redes de Computadores e Engenharia de Software.

24/02/2021 14:57 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças para todas as profissões. Embora alguns profissionais tenham sentido os impactos negativos da crise econômica ampliada por esse cenário, quem atua na área de Tecnologia da Informação (TI) experimentou o crescimento de oportunidades e das remunerações. O aumento das oportunidades na área de TI, no entanto, expôs a falta de capacitação de alguns profissionais para assumirem vagas em cargos de destaque que surgem constantemente no mercado.

“A área de TI cresceu consideravelmente no último ano. Com o mercado atual bastante aquecido e competitivo, é importante que os profissionais da área busquem capacitação constante para garantirem vantagens competitivas, fortalecimento do perfil profissional e construção de um bom network, bem como facilidade na recolocação empregatícia e impactos reais na média salarial”, avalia o prof. Wellington Gonçalves, docente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e coordenador das pós-graduações na área de TI da Unileão.

Carreiras de sucesso na área que mais emprega no mundo

Segundo dados de uma reportagem divulgada no portal da Revista Exame, vagas para desenvolvedores e outros profissionais de Tecnologia da Informação subiram 25% em 2020 no Brasil. Além disso, houve um aumento generalizado na remuneração. A média salarial das vagas subiu cerca de 20%.

O mesmo texto jornalístico, entretanto, destaca um grande déficit de profissionais qualificados. Um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) apontou que a procura por profissionais da área no país será de 420 mil pessoas até 2024. Porém, hoje, o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano.

As estatísticas também reforçam o lugar de destaque dos profissionais que optam pela educação contínua e encontram mais chances de alcançar carreiras de sucesso. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que profissionais com especialização têm rendimento médio mensal de 150% a mais do que a média de rendimento daqueles que fazem apenas o curso de graduação.

“A Tecnologia da Informação é uma área que está em constante expansão e oferece uma vasta gama de oportunidades de trabalho e excelentes salários. Ter uma pós-graduação no currículo é, então, uma ótima forma de mostrar que o profissional está atualizado e empenhado a crescer profissionalmente”, observa o prof. Wellington Gonçalves.

Unileão capacita profissionais de TI

Diante da demanda constante do mercado de TI, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) oferece aos profissionais da área que queiram ampliar seus conhecimentos e experiências técnicas dois cursos de pós-graduação:

• Redes de Computadores

O curso de pós-graduação em Redes de Computadores com Ênfase em Segurança da Informação oferece aos alunos aulas práticas com foco em solução de problemas reais, possibilitando a realização de projetos de redes para empresas parceiras, bem como visitas técnicas para a análise das soluções aplicadas em infraestruturas de redes.

• Engenharia de Software

O curso de pós-graduação em Engenharia de Software visa capacitar profissionais para exercerem qualquer papel dentro de um processo de desenvolvimento de software, possibilitando diversas práticas por meio da Fábrica Educacional de Software da Unileão, possibilitando o desenvolvimento de aplicações web e mobile para empresas da região do Cariri cearense.

Condições especiais para egressos da Unileão

Egressos da Unileão têm a oportunidade de ingressar com condições especiais em cursos de pós-graduação reconhecidos pelos altos índices de empregabilidade. Além disso, os profissionais que se capacitam na Instituição seguem tendo acesso aos benefícios que tinham durante a graduação, tais como acesso aos serviços da Academia-Escola, da Clínica-Escola, das bibliotecas, ao Núcleo de Empregabilidade, contato com os melhores laboratórios da região e descontos em empresas parceiras.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Unileão pelos seguintes números de WhatsApp:

• (88) 9 9216-3040 (informações gerais);
  • (88) 9 9934-9825 (matrículas).