Dia Mundial de Zero Discriminação incentiva a inclusão de todas as pessoas na sociedade

Data instaurada pelo Unaids é uma oportunidade para destacar como todas as pessoas podem se posicionar em favor de uma sociedade mais justa.

01/03/2021 18:48 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em diversos países do mundo, ainda há leis, políticas ou práticas socialmente aceitas que perpetuam atitudes discriminatórias contra pessoas por causa da idade, nacionalidade, sexo, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, cor da pele, idioma e condição de saúde. Para incentivar a inclusão de todas as pessoas na sociedade, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) marcou a data 1º de março como o Dia Mundial de Zero Discriminação.

Preconceitos enraizados na sociedade brasileira

Segundo a professora do curso de Direito da Unileão Danielly Clemente, embora a Constituição da República Federativa do Brasil destaque os direitos fundamentais da população e vise à igualdade entre os cidadãos, ainda existem brechas nas leis que permitem que atos discriminatórios ocorram contra a população LGBTQIA+, por exemplo.

“Tecnicamente, não temos leis que imprimam discriminação negativa ostensiva à comunidade LGBTQIA+ por mandamento constitucional. Contudo, o que se percebe é a existência de um preconceito institucional velado, que pode ser notado no silêncio normativo nas situações cotidianas de subjugação de direitos das pessoas trans e homoafetivas ou por meio de resoluções e outros atos administrativos que refletem um tratamento diferenciado a essa minoria política”, destaca a profa. Danielly Clemente.

Papel dos profissionais de Direito pelo fim da discriminação

“Na atualidade, a sociedade vem percebendo a dignidade da pessoa e a não discriminação como valores maiores da comunidade mundial. Para atingir o plano da efetivação desses valores é necessário o rompimento de práticas, costumes e leis que firam frontalmente a ideia de igualdade”, acrescenta a profa. Danielly Clemente.

Segundo a docente, assegurar que tais princípios sejam efetivados é o trabalho dos juristas, que devem garantir, por meio de mandamento legal ou de uma hermenêutica jurídica inclusiva, que a justiça social seja cumprida.

A Unileão, que há mais de 20 anos vem formando profissionais que possam transformar a realidade dos lugares que passam, entende a importância da busca pela igualdade e pelo fim de todas as formas de discriminação e aplica, em todos os seus cursos, metodologias ativas voltadas para a formação cidadã dos estudantes.

“Além de uma matriz curricular progressista, que possui disciplinas obrigatórias como Direitos Humanos, Sustentabilidade e Hermenêutica Jurídica, o curso de Direito da Unileão conta com uma equipe de professores que diariamente busca provocar o senso crítico dos estudantes em sala de aula, nos grupos de estudo e de pesquisa e nas atividades de extensão. Assim, procuramos aproximar nossos estudantes da realidade social da região e das demandas da população e das minorias”, completa a profa. Danielly Clemente.

Ingresse no curso de Direito da Unileão pelo Vestibular Digital 2021

O Vestibular Digital 2021 é um processo seletivo que garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line e oferece a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições.

Inscreva-se no Vestibular Digital 2021!

O processo seletivo é gratuito e o resultado da seleção será divulgado em até 48 horas após a realização da prova, por meio de e-mail e ligação telefônica. Os candidatos aprovados garantirão condições especiais para a matrícula, além de bolsas de mérito acadêmico, concedidas conforme o desempenho dos estudantes, conforme prevê o edital.

Ingresse com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para ingressarem na Unileão em 2021 com bolsas de mérito acadêmico ilimitadas de até 100%. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Transferidos e graduados

É possível, ainda, ingressar em 2021 por meio do Processo Seletivo de Transferidos ou de Graduados e aproveitar condições especiais para a matrícula. No caso de transferência, os estudantes também podem levar seus contratos de FIES para a Unileão, conforme as regras do programa de financiamento. Confira o edital neste link.