Dia Internacional das Florestas e da Árvore e Dia Mundial da Água alertam para a necessidade de preservação da natureza

Comprometida com as gerações futuras, a Unileão investe em práticas sustentáveis e na educação socioambiental da comunidade acadêmica e visitantes.

19/03/2021 08:30 am - Atualizado em 19/03/2021 09:11 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para conscientizar a população global a respeito da necessidade de preservação das florestas e da valorização da água para a vida no planeta, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou, em 21 de março de 1971, o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, e, no ano de 1993, definiu a data 22 de março como o Dia Mundial da Água.

Veja ações que contribuem para um futuro melhor:

• Não desperdice água, economize sempre;
  • Ajude a recuperar as áreas verdes, plante uma árvore;
  • Reduza o consumo de papel;
  • Denuncie o desmatamento;
  • Cuide bem do seu lixo, recicle e reaproveite tudo o que puder;
  • Evite acender lâmpadas durante o dia e não deixe luzes acesas em locais desocupados;
  • Viva de forma sustentável, fazendo o uso correto e racional dos recursos naturais.

Comprometido com as gerações futuras e com o desenvolvimento sustentável, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) adota práticas sustentáveis e investe na educação socioambiental por meio do Núcleo de Sustentabilidade e do Programa de Educação Ambiental e Social (Peas), alcançando avanços a cada ano.

Incentivo à reciclagem e reutilização da água

As ações de sustentabilidade da Unileão incluem a coleta e a destinação correta de resíduos sólidos, a reutilização de 100% da água, possível por conta da Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca, e a produção e a utilização de energia renovável. Além disso, projetos de extensão ligados aos cursos de graduação da Instituição também promovem ações em conjunto com a comunidade do Cariri.

A Unileão é destaque na região como referência em geração de energia limpa por meio de quase 3 mil placas solares instaladas no campus Lagoa Seca. Em 2020, por ter sido extremamente atípico no funcionamento presencial de alunos, professores e corpo técnico-administrativo, a Instituição produziu 1.331.227 kWh, se tornando autossuficiente em relação à energia elétrica.

Também por conta das atividades remotas, a Instituição deixou de utilizar cerca de duas toneladas de papel no mesmo período devido à migração dos processos de avaliação, atividades e processos seletivos para ambientes virtuais, além da inovação sustentável com a adesão de assinaturas digitais no setor financeiro da Unileão.

Além disso, 4.380.000 de litros de água foram reutilizados no ano de 2020 para a irrigação de jardins, limpeza e obras de construção civil realizadas no primeiro e maior centro universitário do Cariri.

Alerta para o desmatamento

O Dia da Árvore é também uma data para alertar sobre o desmatamento e incêndios florestais. De janeiro a dezembro de 2019, houve desmatamento de cerca de 1.361.000 hectares de floresta tropical virgem no Brasil, o que representa um terço da área verde perdida em todo o mundo, segundo um relatório do Global Forest Watch.

Essa situação que ocorre pelo país tenta ser amenizada por iniciativas de ONGs, instituições, escolas e amantes da natureza que contribuem para a recuperação de áreas degradadas, por meio do plantio de árvores e de atividades de manejo.