(88)99216-3040

Unileão homenageia o aniversário de 177 anos de Padre Cícero

Padre Cícero representa uma das figuras históricas mais importantes para a região.

24/03/2021 12:24 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Hoje (24), o Cariri e fiéis seguidores de Padre Cícero em todo o país comemoram o aniversário de 177 anos do fundador da cidade de Juazeiro do Norte (CE). O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) reconhece o exemplo de empreendedor e de visionário que o primeiro prefeito da cidade, e uma das figuras históricas mais importantes para a região, representa até os dias de hoje. Em virtude da data festiva, que é feriado municipal, a Unileão suspendeu seu funcionamento e retornará com as atividades na próxima sexta-feira (26).

Influência na política e economia do Cariri

Símbolo da fé popular, Padre Cícero Romão Batista foi um grande influenciador na política e economia do Cariri. Nascido em 24 de março de 1844, Padre Cícero chegou ao então povoado de Juazeiro quando tinha 28 anos, mudando-se para a localidade um ano depois, em 1872. A partir daí o religioso estimulou o progresso da cidade, promoveu intensas reformas e trabalhou na evangelização da população local, atitudes que deixaram marcas lembradas até os dias de hoje.

A história dele atravessou séculos e é construída em meio a algumas polêmicas, devoção de uns, perseguições de outros. O fato é que, atualmente, a cidade de Juazeiro do Norte é conhecida mundialmente por conta das romarias em devoção ao religioso e recebe fiéis durante o ano inteiro. Padre Cícero morreu no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos.


COMPARTILHE: