Unileão e Prefeitura de Juazeiro do Norte formalizam parceria para atuação com o Castramóvel

Castrações gratuitas iniciam no mês de abril para animais em situação de rua.

26/03/2021 11:39 am - Atualizado em 26/03/2021 11:48 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) firmou ontem (25) uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte para o funcionamento do Castramóvel no município. Trata-se de um veículo adaptado para a realização da castração de cães e gatos. A Unileão disponibilizará profissionais e estudantes do curso de Medicina Veterinária para a realização dos procedimentos cirúrgicos em animais em situação de rua. As castrações estão previstas para terem início no mês de abril e serão gratuitas para os bichos que se enquadrarem no perfil mencionado.

“Temos muitos animais de rua e um dos caminhos para controlarmos essa situação é a castração, que possibilita cuidarmos dos animais que estão nessa condição e evitarmos o aumento dessa população nas ruas. Fomos procurados pela Prefeitura de Juazeiro do Norte com a proposta da parceria do Castramóvel e, imediatamente, a Unileão fechou esse convênio. Estamos iniciando, na próxima semana, esse trabalho, onde haverá o mapeamento dos bairros com o Castramóvel indo até os locais para fazer essa castração de forma gratuita”, frisou o reitor da Unileão, prof. Jaime Romero.

Castramóvel será utilizado para castrações de animais de rua. (Fotos: Divulgação/PMJN)

O prof. Jaime Romero salienta que uma Instituição de Ensino Superior (IES) só pode ser considerada centro universitário se estiver causando impactos positivos na região em que está inserida. “É uma obrigação das Instituições de Ensino fazerem parcerias e contribuírem com a sociedade. Isso não é discurso, é uma realidade na Unileão. Temos uma Clínica-Escola, temos um Núcleo Jurídico e, agora, vamos atuar na área animal. Os estudantes gostam, os professores vibram e a sociedade agradece colocando seus filhos para estudarem conosco”, afirmou o reitor da Unileão.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.