(88)99216-3040

Data enaltece o esporte para o desenvolvimento das sociedades e para a manutenção da paz mundial

Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz é comemorado nesta terça-feira (6).

06/04/2021 08:09 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, comemorado nesta terça-feira (6), destaca o potencial do esporte para a sociabilidade e a educação, evidenciando sua importância no rompimento de barreiras culturais, no incentivo a uma convivência pacífica, em promover a formação de diversos valores e à superação de todas as formas de discriminação. A data foi estabelecida em uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2013.

Unileão incentiva comunidade acadêmica à prática de esportes

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) acredita que, mais que uma atividade física e fator de qualidade de vida, o esporte é uma importante ferramenta de transformação social, que figura como um facilitador para a promoção da inclusão, do respeito, da tolerância, do coletivismo e do empoderamento de indivíduos. Por isso, a Instituição incentiva a prática de esportes por meio dos seus cursos de Educação Física, que realizam diversas ações com seus alunos, professores, funcionários e demais membros da comunidade caririense.

A Unileão conta, ainda, com o maior Complexo Esportivo do Cariri, localizado no campus Lagoa Seca. Destinado à prática esportiva e ao aprendizado dos estudantes dos cursos de Educação Física, o espaço dispõe de uma piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, quadras de areia, campo de futebol society, pista de cooper e a Academia-Escola.

Fisioterapeutas atuam no acompanhamento e cuidado de atletas

Atuando na prevenção e tratamento do desgaste excessivo das articulações e do tecido muscular, os fisioterapeutas ajudam os atletas na prática do esporte. No curso de Fisioterapia da Unileão, os estudantes desenvolvem habilidades necessárias para o cuidado com esse público.

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão dispõe de recursos importantes para atletas amadores e de alto rendimento. O equipamento conta com infraestrutura e equipamentos que viabilizam o trabalho preventivo e de recuperação desses atletas pela Fisioterapia Esportiva.

Esses fatores são aliados a professores especialistas na área esportiva, bem como alunos treinados e capacitados para o atendimento da demanda de atletas das mais diversas modalidades. Para mais informações sobre os serviços ofertados na Clínica-Escola, os interessados podem entrar em contato com a Recepção do espaço pelo telefone (88) 2101-1065.

“O curso de Fisioterapia da Unileão vem buscando ampliar cada vez mais os serviços prestados pela Fisioterapia Esportiva na região do Cariri, tendo previsão de incorporar ainda mais esses serviços após o período de pandemia”, afirma o prof. Thiago Batista, docente do curso de Fisioterapia da Unileão.

Além disso, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio também oferta aos fisioterapeutas da região do Cariri que atuam na área esportiva a Pós-graduação em Fisioterapia Funcional em Traumatortopedia e Desportiva, que busca capacitar esses profissionais no tratamento do aparelho musculoesquelético, que envolve a funcionalidade dos indivíduos.

Esporte e saúde

Para além de todos os benefícios do esporte para o desenvolvimento e para a paz, atividades físicas são indispensáveis para uma vida saudável, mantendo a mente e o corpo ativos.

Confira alguns benefícios da prática esportiva:

  • Melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório;
  • Aumenta a saúde óssea e funcional;
  • Reduz o risco de doenças;
  • Melhora a coordenação motora, agilidade e flexibilidade;
  • Diminui o estresse, a insônia e a ansiedade;
  • Reduz o risco de quedas e fraturas de quadril ou vertebrais;
  • Eleva a autoestima e o sentimento de bem-estar;
  • Melhora o humor;
  • Aumenta a disposição.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.


COMPARTILHE: