Unileão adere ao Abril Verde e conscientiza sobre a importância da saúde e segurança no trabalho

Dia 28 de abril é celebrado como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho.

09/04/2021 08:46 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A promoção da segurança no ambiente de trabalho é fundamental para a saúde e a qualidade de vida dos funcionários de qualquer empresa e, consequentemente, para o o desenvolvimento dos negócios. Para conscientizar e difundir ações sobre a temática, foi escolhido o dia 28 de abril para celebrar o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. O tema é debatido por todo o mês de abril, pela campanha Abril Verde, cor escolhida por estar associada à saúde.

No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as ações para tratar do tema, bem como das condições no ambiente do trabalho e de todos os demais aspectos que envolvem a saúde e a segurança do trabalhador da empresa, são geridas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Organizada internacionalmente, a CIPA foi criada em uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), após sugestão dos trabalhadores de diversos países que estavam presentes na ocasião. Na Unileão, essa Comissão é composta por oito membros, sendo quatro representantes dos empregadores e quatro dos empregados, distribuídos nos seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário, titular e suplentes.

Ações do curso de Enfermagem em empresas do Cariri

O curso de Enfermagem da Unileão desenvolve ações voltadas para a saúde no ambiente de trabalho de empresas do Cariri, onde os futuros enfermeiros realizam palestras e oficinas com o objetivo de incentivar a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, com ênfase na redução dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso, o curso participa de ações voltados para a saúde dos colaboradores da Unileão, contribuindo com a CIPA. Durante a pandemia do novo coronavírus, a graduação atuou diretamente no programa de Treinamento Institucional para orientação sobre medidas de segurança contra a propagação do vírus.

Psicólogos atuam na promoção de saúde mental no trabalho

As futuras psicólogas e psicólogos formados pela Unileão são capacitados para o cuidado da saúde mental dos trabalhadores a partir do que se é recomendado pela política nacional de saúde do trabalhador.

“No curso de Psicologia, buscamos interligar a promoção da saúde, apresentando abordagens teórico-práticas para possibilitar a compreensão da relação sujeito-trabalho em suas diversas dimensões: orgânica, psicológica e social, com a prevenção, debatendo ações sanitárias e de reestruturação do contexto laboral, para que se evite agravos à saúde e, acima de tudo, estimulando o processo de vigilância, onde cada trabalhador é agente da saúde individual e coletiva”, afirma o professor do curso de Psicologia da Unileão Ítalo Lima.

Fisioterapeutas na prevenção de lesões no ambiente de trabalho

Outros profissionais que atuam para a criação de um ambiente de trabalho mais saudável são os fisioterapeutas. Esses profissionais atuam na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. É por isso que, no curso de Fisioterapia da Unileão, a temática é amplamente trabalhada em disciplinas e ações desenvolvidas na graduação.

Mais sobre o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

O Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho foi instituído no Canadá pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) devido a um acidente que culminou na morte de 78 trabalhadores em uma mina na Virgínia, EUA, no ano de 1969.

O tema foi tornando-se tão relevante ao longo dos anos que, no Brasil, a Lei Nº 11.121, de maio de 2005, também instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho para 28 de abril.