Unileão celebra a importância da educação em data que faz alusão ao tema

Instituição acredita que a educação é a principal ferramenta de transformação social em qualquer momento, especialmente nas crises como a vivenciada pela pandemia.

23/04/2021 09:46 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O mundo mudou bastante no último ano e todos tiveram que aprender a se reinventar. Na educação, isso não foi diferente. Por isso, neste 28 de abril, Dia Internacional da Educação, a Unileão quer homenagear quem, com inovação, senso de coletividade, criatividade e empatia, se esforça diariamente para que a educação siga transformando a sociedade e contribuindo para um mundo melhor.

“O mundo tem exigido diariamente e de forma bastante rápida a capacidade de adaptação e superação, sobretudo no campo da educação. Atenta a este cenário, a Unileão segue comprometida com o seu propósito de oferecer uma experiência no Ensino Superior não apenas de qualidade, mas que de fato proporcione mudanças na vida dos nossos estudantes”, afirma Janiele Feitosa, coordenadora administrativa no Comitê Pedagógico da Instituição.

Educação ainda é o melhor investimento

Nesse cenário, onde a crise econômica desencadeada pela pandemia do novo coronavírus elevou a taxa de desemprego no país e os decretos de isolamento social levaram empreendedores a fechar seus negócios, muitos se perguntam se investir em educação ainda é uma boa escolha.

Segundo Janiele Feitosa, a educação é a principal ferramenta de transformação social e isso não mudou. Assim, investir no Ensino Superior ainda é uma das melhores alternativas para se manter competitivo no cenário atual de crise econômica.

“Os impactos da pandemia no cenário mundial são inegáveis. Trata-se da maior crise sanitária registrada na história recente. No entanto, mesmo diante de um horizonte bastante desafiador, é possível afirmar que possuir um curso superior é fundamental para se conseguir obter vantagens competitivas em um ambiente de escassez de empregos”, completa a coordenadora administrativa.

Ainda segundo Janiele, estudos apontam que há uma estreita relação entre a educação e a empregabilidade, ou seja, quanto maior o nível de escolaridade, menor a chance de ser afetado em períodos de crise no mercado de trabalho.

“Investir na educação nunca foi tão importante. Não devemos aguardar a crise passar para pensar numa preparação, porque o cenário vive em constante mudança e adaptar-se a isso faz parte, inclusive, das competências esperadas para o profissional do futuro”, finaliza Janiele.

Fisioterapeutas formados na Unileão se destacam no mercado

São diversas as conquistas de estudantes e egressos que enchem a comunidade acadêmica da Unileão de orgulho e incentivam a Instituição a continuar oferecendo educação de qualidade, com investimentos contínuos em inovação e prática. Só no curso de Fisioterapia, por exemplo, foram 34 alunos que tiveram aprovações em programas de residência, mestrado e doutorado em todo Brasil nos últimos dois anos.

“A maioria das condições que agravam a saúde das pessoas não são resolvidas sob o olhar de uma única perspectiva terapêutica. Sendo assim, cada profissional é peça fundamental para melhorar a condição de saúde dos doentes. Portanto, oferecer uma educação de qualidade aos fisioterapeutas é, antes de tudo, um dever social. Um profissional qualificado assegura uma atuação profissional resolutiva que eleva o nível da assistência em saúde”, avalia a profa. Gardênia Martins, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão.

Sobre a data

O dia 28 de abril ficou conhecido como o Dia Internacional da Educação pela realização do Fórum Mundial de Educação, em Dakar, Senegal, nessa mesma data, no ano de 2000. O encontro contou com representantes de 180 países e, na ocasião, ficou estabelecido o compromisso dos Estados de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.