Unileão adere à campanha Abril Laranja e reforça a necessidade de combater a crueldade contra animais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, só no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados.

26/04/2021 18:30 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para muitas pessoas, os pets são considerados seus melhores amigos. Entretanto, enquanto animais ocupam um lugar especial em muitas casas, outros sofrem com o abandono e diversos tipos de maus-tratos. Para incentivar o combate à crueldade contra os animais, o mês de abril conta com a campanha Abril Laranja.

Além do abandono e da violência física, também se considera maus-tratos:

• Manter animal preso em local inadequado;
  • Não prover alimentação ao animal;
  • Submeter animal a tarefas exaustivas;
  • Expor animal a situações que possam causar pânico ou estresse;
  • Captura e venda de animais silvestres e exóticos.

Denuncie maus-tratos

De acordo com a Lei 9.605/98, artigo 32, é crime praticar maus-tratos contra animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos. Para denunciar casos de crueldade contra animais, as queixas podem ser feitas por meio do Ministério Público ou IBAMA, que encaminharão às delegacias competentes mais próximas. Também podem ser realizadas nas Delegacias de polícia ou pelo número 190, da Polícia Militar.

“Devemos agir imediatamente em defesa dos animais e denunciar o agressor. As providências são em qualquer situação, mesmo que o animal ‘pertença’ a um parente, vizinho ou desconhecido”, pontua a coordenadora do curso, profa. Juliana Almeida.

Dados do abandono

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, só no Brasil, existam mais de 30 milhões de animais abandonados. Entre esses animais, cerca de 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães. Em cidades de grande porte, há um cachorro para cada cinco habitantes, sendo 10% referente a animais abandonados. Já em cidades menores, a situação não é muito diferente e, em muitos casos, o número de animais de rua chega a 1/4 da população humana.

Unileão realiza ações de conscientização durante todo o ano

O curso de Medicina Veterinária da Unileão promove ações constantes de conscientização dos alunos e da comunidade sobre cuidados com os animais. “Quando falamos em animais, devemos levar em consideração todas as espécies. É nossa obrigação denunciar quando vermos um animal sendo maltratado. Qualquer um que seja, nosso ou não, doméstico ou selvagem, pequeno ou grande, de raça ou ‘vira-lata’”, ressalta a profa. Juliana Almeida.

Hospital Veterinário e Fazenda-Escola da Unileão

O Hospital Veterinário da Unileão é um equipamento pioneiro na região do Cariri que foi construído para o reforço na aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Instituição. A estrutura conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.

Além do Hospital Veterinário, os estudantes do curso contam com a Fazenda-Escola, que é utilizada para aulas práticas, criação e produção animal, contando ainda com a prestação de serviços de reprodução animal e consultoria na área de produção animal.

Nesses espaços, os estudantes desenvolvem habilidades clínicas, têm a vivência da realidade da profissão no dia a dia e são capacitados para o trabalho com inseminação artificial, melhoramento genético e de raça, produção de alimentos, indústria farmacêutica, entre outras áreas.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.