Unileão homenageia assistentes sociais neste dia 15 de maio

Profissão de assistente social foi regulamentada pela Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, e representa uma grande conquista para a categoria profissional e a sociedade como um todo, pois caracteriza a prática profissional a partir de uma visão mais crítica de mundo na perspectiva de consolidar uma sociedade mais justa e igualitária.

12/05/2021 13:05 pm - Atualizado em 12/05/2021 13:38 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A pandemia da covid-19 vem acentuando as desigualdades sociais e tem destacado, além dos profissionais da saúde, o importante papel dos assistentes sociais, que se tornaram ainda mais indispensáveis para a população na garantia dos direitos e da justiça social. Neste sábado (15), celebra-se o Dia do Assistente Social e a Unileão homenageia esses profissionais que trabalham diariamente para transformar a sociedade em uma comunidade mais justa e igualitária.

Assistentes sociais na luta pelos direitos

Inseridos em várias esferas, os assistentes sociais colaboram de diversas maneiras para que a população, em especial pessoas em situação de vulnerabilidade, tenham melhores condições de vida, saúde e trabalho, sempre com o intuito de contribuírem para uma sociedade mais justa.

“Nesse momento de crise que enfrentamos, as ações dos assistentes sociais deverão intervir ainda mais no processo de luta por direitos. Para isso, necessitaremos não apenas do conhecimento apontado nos livros e por professores nas universidades, mas da solidificação urgente das políticas públicas para esse enfrentamento. A população economicamente pobre é a mais afetada por essa pandemia, uma vez que, já sem recursos e tampouco reservas, além da questão de saúde, a fome grita por ajuda”, pondera a profa. Cecília Leite, docente do curso de Serviço Social da Unileão.

Serviço Social na Unileão

Na Unileão, o curso de Serviço Social abrange ensino, pesquisa e extensão, qualificando os estudantes para que se tornem profissionais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida e a integração de indivíduos à sociedade. Com uma equipe docente de referência no Cariri e uma estrutura que conta com o Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Instituição possibilita que os alunos do curso tenham experiências práticas fortemente aliadas à ética.

“Para além de estudos teóricos e intensos debates, discorremos ao longo da formação todos os temas dentro das esferas da assistência social, saúde, educação, previdência social, habitação e cultura, a fim de empoderar os estudantes nessa luta contínua em defesa da população que não tem voz e não tem vez”, frisa a profa. Cecília Leite.

Núcleo de Apoio do Serviço Social da Unileão

No NASS, os discentes realizam atendimentos por meio de entrevistas sociais e ações socioassistenciais. Eles também elaboram e problematizam os relatórios sociais, bem como orientam e encaminham os usuários de equipe para estudos de textos relacionados ao cotidiano do assistente social e à política de saúde. Já no NPJ, equipamento que atua no amparo de quem não tem condições de contratar um profissional particular para garantir os seus direitos, os acadêmicos do curso realizam estudos sociais e auxiliam nas demandas que surgem no atendimento jurídico gratuito que é prestado diariamente à população.

Essas atividades têm por objetivo proporcionar a ampliação de direitos, socializar informações acerca dos direitos do usuário da saúde, prestar orientações sobre benefícios socioassistenciais e promover ações socioeducativas. Todos os serviços são executados pela equipe de estagiários supervisionados por docentes da Unileão.

Sobre o Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, pelo Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil. Em 1993, no entanto, a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, passou a regulamentar a profissão. Em homenagem à regulamentação inicial da profissão, em 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

Ação para atuar contra a desigualdade social.