MEC confirma tradição: Unileão em 1º lugar no ranking da qualidade de ensino no Cariri

Unileão está entre as 10% melhores instituições de Ensino Superior do Brasil e entre os 4 centros universitários mais bem avaliados do Ceará no IGC 2019.

13/05/2021 14:53 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) lidera a qualidade de ensino no Cariri há 8 anos e se destaca como um dos 35 melhores centros universitários do Brasil. Essa tradição pode ser comprovada pelo Índice Geral de Cursos (IGC) referente ao ano de 2019, que integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e é divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC).

Avaliada com nota 4 no IGC 2019, a Unileão continua por mais um ano entre as 10% melhores instituições de Ensino Superior do Brasil, no Top 10 do Nordeste e entre os 4 centros universitários mais bem avaliados do Ceará, sendo 1º lugar no Cariri.

Essa posição de destaque é reforçada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ciclo de avaliação do ano 2019, divulgado pelo MEC no ano passado. A excelência verificada nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o desempenho acadêmico dos alunos da Unileão e o corpo docente qualificado da Instituição permitiram que os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da Unileão fossem avaliados com nota 4 e o curso de Educação Física (Bacharelado) fosse avaliado com nota 5 (máxima).

“A qualidade de ensino da Unileão, diante dos índices de avaliação do MEC, encontra respaldo no estrondoso sucesso dos nossos egressos e no compromisso do nosso corpo docente em transformar vidas por meio da educação. Todo o investimento que estamos fazendo em estrutura, em qualificação docente e em ensino, pesquisa e extensão durante esses 20 anos de atuação no Cariri permitiu que continuássemos entre as 10% melhores instituições de Ensino Superior do país”, afirma o prof. Jaime Romero, reitor da Unileão.

Mais sobre o IGC e CPC

O IGC e CPC são os principais indicadores que aferem a qualidade do Ensino Superior em todo o Brasil, sendo divulgados anualmente pelo MEC. As notas atribuídas variam de 1 a 5. As instituições e os cursos que recebem notas 4 e 5 são considerados excelentes, os avaliados com nota 3 são regulares e, abaixo disso, são considerados insatisfatórios.

O CPC é calculado com base na avaliação do Enade, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Já o IGC, é calculado pela média ponderada das notas de cursos de graduação, de mestrado e de doutorado das instituições. O índice também leva em conta a média do CPC das graduações e pós-graduações avaliadas nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada curso, pela média dos conceitos da avaliação trienal do CAPES e pelo número de matrículas nos programas de pós-graduação stricto sensu.

Além disso, também entra no cálculo do IGC a distribuição de estudantes entre cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Como o Índice considera médias de três anos, sua divulgação é referente ao mesmo período.