(88)99216-3040

Data celebra os laços familiares neste dia 15 de maio

Dia Internacional das Famílias foi instituído em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

14/05/2021 19:44 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste sábado (15), celebra-se o Dia Internacional das Famílias. A data, que foi instituída em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de enaltecer os laços de afeto que são partilhados entre os membros de uma família. O conceito de família, no entanto, é plural e envolve pessoas que possuem ou não laços sanguíneos.

A família pode ser formada por parentes, amigos, namoradas, namorados, esposas, maridos e até por animais de estimação. O importante é que as relações sejam baseadas em amor, na ajuda mútua e no compartilhamento de momentos marcantes na vida de seus integrantes.

Segundo a professora do curso de Fisioterapia da Unileão Zildanê Cândido, a sociedade atual vive em uma época intensamente tecnológica, cujas inovações e recursos acabam levando as pessoas a se descuidarem dos vínculos com seus familiares. Assim, ela destaca a necessidade de que as pessoas tenham momentos para refletirem como podem se reaproximar daqueles que são as pessoas mais importantes nas vidas delas.

Apoio familiar é essencial na recuperação de enfermidades

Independente da enfermidade, o apoio e afeto familiar são essenciais para uma recuperação mais rápida e completa, sendo extremamente necessários na manutenção da qualidade de vida dos pacientes.

“A família tem total importância na recuperação de seus integrantes, uma vez que encontramos nela o nosso porto seguro. Ela pode estimular, impulsionar esse tratamento com muito mais que materiais, mas dando suporte psicológico. Quando há expressão de amor e de confiança no sucesso do paciente, a presença e opinião de pessoas queridas faz total diferença na evolução do quadro clínico”, explica a profa. Zildanê.

Veja como as famílias podem contribuir para a recuperação de enfermos:

  • Acatando as orientações e sugestões que são passadas pelos profissionais de saúde para esses pacientes em ambiente domiciliar;
  • Proporcionando a assiduidade e pontualidade desses pacientes em consultas, exames e no tratamento de doenças;
  • Quando procuram conhecer a patologia e o prognóstico dos pacientes;
  • Quando expressam ao familiar enfermo segurança e confiança no tratamento que está sendo realizado.

Dicas de atividades

Aproveite o Dia Internacional das Famílias e tire um tempo para passar com seus familiares. Seguem algumas dicas de atividades que vocês podem fazer para celebrar a data:

  • Assistir a um filme ou série juntos;
  • Cozinhar uma receita que gostam ou experimentar algo novo;
  • Jogar algum jogo eletrônico, de tabuleiro ou brincar em espaço aberto, desde que respeitando todas as orientações de biossegurança exigidas no atual cenário de pandemia;
  • Fazer um passeio seguindo as normas de distanciamento social e higiene, além de utilizar máscara durante todo o tempo fora de casa;
  • Ler o mesmo livro juntos e depois debater sobre a leitura;
  • Fazer uma ligação de voz ou vídeo, caso se encontrem distantes fisicamente.

COMPARTILHE: