(88)99216-3040

Data alerta população sobre a importância da reciclagem

Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO).

17/05/2021 17:38 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta segunda-feira (17), celebra-se o Dia Internacional da Reciclagem. A data, que tem como objetivo fazer a população refletir sobre a importância do descarte correto dos itens consumidos, foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO).

Segundo dados disponibilizados pelo World Wide Fund for Nature (WWF), o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. No país, das 11.355.220 toneladas produzidas, apenas 1,28% do plástico é destinado à reciclagem.

Reciclagem na Unileão

Desde 2018, com a implantação do Núcleo de Sustentabilidade, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) passou a separar resíduos, sendo o papel o mais significativo em volume, e destinando-os à Associação Engenho do Lixo, que transforma o material em renda.

Para a Unileão, a reciclagem é uma forma da Instituição colaborar para a manutenção do equilíbrio com a natureza. A Instituição conta, em seus campi, com pontos de coleta seletiva, além de ecopontos para o descarte adequado de óleo de cozinha.

Curiosidades sobre reciclagem

  • Para cada tonelada de papel reutilizado, cerca de 20 árvores são poupadas;
  • O mesmo papel pode ser reciclado de 7 a 10 vezes;
  • As sacolas de plástico, fornecidas nos supermercados, demoram 450 anos para se decomporem no solo;
  • Uma lata de alumínio demora de 80 a 100 anos para se decompor;
  • O vidro pode demorar um milhão de anos para se decompor.

COMPARTILHE: