Importância do teste do pezinho é lembrada em 6 de junho

Teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992.

02/06/2021 17:57 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O teste do pezinho é um dos exames mais importantes para detectar possíveis problemas na saúde dos bebês, devendo ser realizado entre o 3º e o 5º dia de vida dos recém-nascidos. Para conscientizar a população sobre a importância da realização desse teste que, neste domingo (6), celebra-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

Como é realizado e onde pode ser feito?

O teste do pezinho é obrigatório e gratuito em todo o território nacional desde 1992. Ele é realizado pela coleta de sangue periférico, que pode ser obtido com a punção no calcanhar do bebê ou em uma punção venosa.

Segundo a professora do curso de Enfermagem da Unileão Nadja França, o exame tem um papel importante na detecção precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de recém-nascidos, mas que não apresentam sintomas detectados precocemente.

“O teste é realizado em locais direcionados pela Secretaria de Saúde dos municípios, sendo específicos para a sua coleta. Existem duas versões: uma básica e uma ampliada. A versão básica é oferecida pelo SUS e pela rede privada, investigando seis tipos de doença: fenilcetonúria; hipotireoidismo congênito; deficiência de biotinidase; fibrose cística; anemia falciforme e hiperplasia adrenal congênita. Já a versão ampliada é ofertada pelos laboratórios particulares e podem investigar uma gama maior de doenças”, explica a profa. Nadja França.

Alunos de Enfermagem da Unileão realizam teste do pezinho em bebês

No curso de Enfermagem da Unileão, o assunto é abordado na disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, onde os alunos, além de adquirirem o conhecimento teórico, têm a oportunidade de realizar testes do tipo durante os estágios curriculares, sempre sob a supervisão de preceptores capacitados.

“O teste do pezinho faz parte do que chamamos de Triagem Neonatal, testes preventivos que investigam diversas doenças. Todo o bebê que nasce no Brasil tem o direito de realizar gratuitamente essa triagem, que consiste em quatro exames: teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho”, ressalta a docente do curso de Enfermagem da Unileão.

Ampliação de doenças rastreadas no teste do pezinho aplicado pelo SUS

O Plenário do Senado aprovou, no dia 24/04/2021, o Projeto de Lei 5.043/2020, que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para determinar a ampliação, o projeto, que teve origem na Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990).

Com a mudança prevista no projeto, o exame passará a alcançar 14 grupos de doenças, medida que será implementada de forma escalonada, em prazo a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde. A ampliação do teste deverá entrar em vigor 365 dias após a publicação da lei originada pelo projeto.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.