Data conscientiza população sobre a importância do combate à violência contra a pessoa idosa

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011.

11/06/2021 16:14 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira (15), busca conscientizar a sociedade sobre a existência de abusos contra pessoas idosas e prevenir novos casos de violência voltados para esse público. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.

Respeito e proteção são direitos das pessoas idosas

“A violência repercute diretamente no agravamento da saúde mental e física da pessoa idosa. Todos nós devemos estar atentos e desenvolvermos o papel de agentes combatentes desses comportamentos”, afirma a profa. Tatianny França, docente do curso de Fisioterapia da Unileão.

Segundo a professora, é necessário que as pessoas tenham conhecimento do Estatuto do Idoso, com as diretrizes nacionais para essa faixa etária. O documento apresenta os tipos de violência e como agir em casos em que é necessária a intervenção das autoridades públicas.

“É importante reforçar que o respeito e a proteção com a pessoa na melhor idade devem ser praticados no dia a dia, possibilitando a qualidade de vida nessa faixa etária, o que é garantido pela Constituição e um dever de todo cidadão”, completa a docente.

Importância da formação de profissionais conscientes

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Unileão Andréa Couto, pessoas da terceira idade têm o direito ao atendimento prioritário, de forma holística e humanizada.

“O futuro profissional que atenderá pessoas idosas, seja ele enfermeiro, profissional de Educação Física, dentre outros, deve perceber o papel relevante que possui para a prestação do cuidado humanizado, respeitando sempre a autonomia e independência desses indivíduos”, explica a docente do curso de Enfermagem da Unileão.

Fisioterapia na Unileão ensina o cuidado além da teoria

Na Unileão, estudantes do curso de Fisioterapia aprendem que o cuidar vai além dos ensinamentos teóricos. Durante a formação acadêmica, os alunos vivenciam experiências assistenciais a pessoas idosas com o olhar de prevenção e reabilitação. Essas práticas acontecem em instituições parceiras que recebem os idosos ativos em grupos de convivência e instituições de longa permanência para idosos (ILPI), além de momentos de formação continuada, como o Simpósio Multidisciplinar de Atenção à Pessoa Idosa (SIMAPI), evento promovido pelo curso que debate acerca das políticas nacionais que envolvem os idosos, entre outros temas em Saúde.

Enfermagem na Unileão debate saúde dos idosos sob diferentes perspectivas

Os futuros enfermeiros em formação na Unileão debatem a saúde dos idosos sob diferentes perspectivas durante o curso. “O cuidado integral à pessoa idosa não envolve somente a cura e reabilitação desse indivíduo, sendo necessário que outros aspectos sejam assistidos e debatidos em conjunto durante a formação acadêmica”, observa a profa. Andréa Couto.

Ela destaca que as demandas de cuidados a pessoas idosas são muitas e necessitam de atenção. Por isso, a professora enfatiza o debate promovido no curso de Enfermagem da Unileão sobre diversos temas transversais relacionados à terceira idade, como a sexualidade, uma vez que a pessoa idosa é vista como assexuada; a violência, devido à vulnerabilidade decorrente da idade; e a acessibilidade, que na prática continua sendo um problema para esse público.

Dados

Segundo dados do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), o número de denúncias de violência e de maus-tratos contra pessoas idosas cresceu 59% no Brasil em 2020.

Como denunciar um caso de maus-tratos contra uma pessoa idosa?

• Disque 100 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • A Polícia Militar também pode receber denúncias desse tipo, basta discar 190.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.