Data conscientiza população sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho

Dia 27 de julho foi instituído como Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

26/07/2021 12:19 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado nesta terça-feira (27). No Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), as ações para tratar do tema, bem como das condições no ambiente de trabalho e de todos os demais aspectos que envolvem a saúde e a segurança do trabalhador da empresa, são geridas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

A CIPA foi criada em uma reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT), após sugestão dos trabalhadores de diversos países que estavam presentes na ocasião. Na Unileão, essa Comissão é composta por oito membros, sendo quatro representantes dos empregadores e quatro dos empregados, distribuídos nos seguintes cargos: presidente, vice-presidente, secretário, titular e suplentes.

Ações do curso de Enfermagem em empresas do Cariri

O curso de Enfermagem da Unileão desenvolve ações voltadas para a saúde no ambiente de trabalho de empresas do Cariri, onde os futuros enfermeiros realizam palestras e oficinas com o objetivo de incentivar a promoção de ambientes de trabalho saudáveis, com ênfase na redução dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso, o curso participa de atividades destinadas à saúde dos colaboradores da Unileão, contribuindo com a CIPA. Durante a pandemia do novo coronavírus, a graduação atuou diretamente no programa de Treinamento Institucional para orientação sobre medidas de segurança contra a propagação do vírus.

Fisioterapeutas na prevenção de lesões no ambiente de trabalho

Outros profissionais que colaboram com um ambiente de trabalho mais saudável são os fisioterapeutas, que atuam na prevenção de lesões, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais e na recuperação de problemas decorrentes da atividade profissional. É por isso que, no curso de Fisioterapia da Unileão, a temática é amplamente abordada em disciplinas e ações desenvolvidas na graduação.

Cursos de Gestão e Negócios promovem ações de promoção de saúde e segurança no ambiente de trabalho

Os cursos de Gestão e Negócios da Unileão promovem e debatem o tema da segurança e saúde no trabalho por meio da disciplina de Qualidade de Vida no Trabalho, onde aborda o assunto de forma interdisciplinar. Além disso, as graduações realizam palestras e rodas de conversa sobre a temática para os alunos. A partir das discussões realizadas pelos cursos, os estudantes conseguem promover palestras que abordam o assunto em empresas da região do Cariri, bem como consultorias e treinamentos promovidos pela Estação de Negócios.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.