Unileão homenageia enfermeiras neste dia 10 de agosto

Profissionais de Enfermagem estão inseridas em todos os serviços de saúde ofertados à sociedade, contribuindo para a recuperação e o salvamento de vidas.

10/08/2021 08:00 am - Atualizado em 06/08/2021 08:54 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta terça-feira (10), celebra-se o Dia Nacional da Enfermeira, data que homenageia e reconhece o valioso trabalho prestado diariamente à saúde da população pelas mulheres da Enfermagem. As profissionais de Enfermagem estão inseridas em todos os serviços de saúde ofertados à sociedade, contribuindo para a recuperação e o salvamento de vidas.

Além da assistência e do atendimento ao paciente, as enfermeiras estão presentes em diversas situações de gestão, protagonizando pesquisas e projetos inovadores, bem como participando do planejamento de intervenções, como atividades, programas e campanhas educativas para a prevenção de doenças.

Enfermagem na Unileão

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se dedica à formação ética, técnica e intelectual de enfermeiras e enfermeiros há mais de dez anos. Com preparação humanística e completa, as egressas e egressos de Enfermagem da Unileão entram no mercado de trabalho com sólida base teórica e prática.

Segundo a profa. Maryldes Lucena, coordenadora do curso de Enfermagem da Unileão, os avanços na área só foram possíveis graças à ousadia e audácia de mulheres visionárias, que inovaram em suas formas de pensar e agir, agregando valor individual e coletivo à profissão e que foram capazes de romper paradigmas e transcender limites e princípios institucionalizados. Esse é o caso das enfermeiras Florence Nightingale e Ana Néri, pioneiras no campo e modelos a serem seguidos na atualidade.

“A formação na Unileão considera além da teoria e prática, pois respeitamos os valores que foram identificados nos escritos de Florence Nightingale, que são: a solidariedade, o valor da verdade, a moralidade e a utilidade. Esses valores fazem da Enfermagem, tal qual nós a herdamos e conhecemos, o que ela é. Legitimam-na como prática social e justificam o agir profissional”, afirma a profa. Maryldes Lucena.

Por meio das Ligas Acadêmicas do curso, os estudantes promovem ações em unidades de saúde, escolas e comunidades da região do Cariri. As ações têm por objetivo oferecer aos membros das Ligas a formação acadêmica complementar, baseada em ensino, pesquisa e extensão, com a realização de atividades extraclasse voltadas para a promoção da educação e da saúde.

Com equipamentos novos e modernos, o curso dispõe de laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica, onde as acadêmicas e acadêmicos realizam atividades relacionadas às diversas áreas clínicas.

A Unileão conta, ainda, com um corpo docente extremamente qualificado em titulação e atuação prática, campos de estágio em várias instituições de saúde da região, além de uma infraestrutura constantemente atualizada.

Ingresse na Unileão pelo Vestibular Digital 2021.2

As inscrições para o Vestibular Digital 2021.2 ainda estão abertas e esse processo seletivo garante mais comodidade e segurança aos candidatos, uma vez que é feito de maneira totalmente on-line, oferecendo a possibilidade dos estudantes realizarem suas provas logo após a inscrição ou em outro momento, desde que dentro do prazo das inscrições. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Inscreva-se no Vestibular Digital 2021.2!

Ingresse com a nota do Enem

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, podem usar suas notas para o ingresso na Unileão em 2021.2 com bolsas ilimitadas de mérito acadêmico. As inscrições para essa modalidade de seleção estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. O resultado é imediato, conforme prevê o edital.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.