(88)99216-3040

Unileão adere ao Setembro Verde e incentiva a doação de órgãos e tecidos

Intenção de doar órgãos e tecidos deve ser comunicada aos familiares por quem decidir se tornar doador.

31/08/2021 08:42 am - Atualizado em 01/09/2021 08:27 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Para sensibilizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, é realizada nacionalmente a campanha Setembro Verde. A iniciativa faz alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro. A doação de órgãos pode ser a única esperança de recuperação da saúde para milhares de pessoas que esperam por um transplante. Um único doador pode salvar cerca de oito vidas.

“A doação de órgãos e tecidos é tida como um ato de solidariedade e amor ao próximo, que possibilita o tratamento de inúmeras doenças em que a única solução é o transplante. Por esse motivo, afirma-se que doar salva vidas”, frisa a profa. Bruna Bandeira, docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

Confira abaixo algumas informações sobre a doação de órgãos:

  • Um doador ou uma doadora pode salvar cerca de oito vidas;
  • Todas as pessoas em boas condições de saúde podem se tornar potenciais doadores;
  • Morte encefálica é um diagnóstico seguro;
  • O corpo não fica deformado com a retirada dos órgãos;
  • A família não paga a retirada dos órgãos, existe cobertura pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso de Enfermagem da Unileão, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promove campanhas para cadastro de doadores de medula óssea. Além dessas campanhas, o curso realiza eventos voltados à comunidade acadêmica e à população caririense para ampliar a discussão e fornecer informações adequadas sobre a temática.

Como ser um doador ou doadora de órgãos e tecidos

A intenção de doar órgãos e tecidos deve ser comunicada aos familiares por quem tem interesse em se tornar doador ou doadora. No Brasil, a doação só será feita após a autorização familiar, como previsto em lei. Quando há morte cerebral, geralmente em vítima de danos cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC, acontece a perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar.

Os indivíduos nessa condição podem, então, ser doadores em potencial de córneas, rins, fígado, coração, pulmão, pâncreas, entre outros órgãos e tecidos, que serão utilizados para transplante. Também é possível doar em vida, desde que não prejudique a própria saúde. Nesses casos, a pessoa pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão.

“Para a doação de órgãos, não há necessidade de documento ou registro em vida, apenas que manifeste o seu desejo pela doação para os familiares. Diante disso, para realizar a retirada do órgão para transplante, a família será consultada e é esta quem vai autorizar a doação por meio de documento. Assim, não há necessidade de receio ou preocupação, sendo seguro conversar com a família sobre esse desejo, caso venha a acontecer algo de ruim”, explica a docente do curso de Enfermagem da Unileão Ana Borges.

Dados da ABTO

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), em 2020, o país alcançou a marca de 50 mil pessoas na lista de espera por órgãos e tecidos. Enquanto isso, houve queda de 12,7% na taxa nacional de doadores entre 2019 e 2020.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: