Unileão alerta a população para a preservação da Amazônia neste dia 5 de setembro

Data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por Dom Pedro II, em 1850.

05/09/2021 08:00 am - Atualizado em 27/08/2021 11:43 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste domingo (5), celebra-se o Dia da Amazônia, data importante para alertar a população sobre a destruição da floresta, lembrando a todos a importância do desenvolvimento consciente e da sustentabilidade. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por Dom Pedro II, em 1850.

Sobre a Amazônia

Localizada na região Norte do Brasil, a Amazônia é um bioma que inclui a maior floresta tropical do planeta, sendo considerado um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do mundo.

Embora existam diversas leis e organizações que visam protegê-la, a Amazônia tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, entre elas a extração de madeira, a mineração, as obras de infraestrutura e a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

“A preservação da Amazônia é importante porque significa sobrevivência. Sobrevivência de espécies, de habitats, de crenças, culturas e, sobretudo, do próprio equilíbrio da natureza. Sua importância vai além de uma fonte de riqueza mineral e de matérias-primas, porque ela é uma floresta que vigora sobre quase todo um continente, combatendo o aquecimento global e levando umidade para a atmosfera”, avalia o prof. Francisco Rener, docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

Segundo o docente, a predação da Amazônia também faz com que os animais que vivem nesse local acabem por fugir para os centros urbanos, o que pode levar a transmissão de doenças para os seres humanos.

Unileão incentiva a sustentabilidade

A Unileão busca desenvolver diversas ações sustentáveis por meio do seu Núcleo de Sustentabilidade. As ações de sustentabilidade da Instituição incluem a coleta e a correta destinação de resíduos sólidos, a reutilização de 100% da água com a Estação de Tratamento de Água do campus Lagoa Seca, a produção e a utilização de energia renovável e as atividades ligadas aos cursos de graduação e à promoção da qualidade de vida no trabalho para os colaboradores da Unileão. Os projetos de extensão da Instituição também promovem atividades voltadas para a comunidade do Cariri.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.