Unileão homenageia médicos veterinários pelo dia 9 de setembro

Data faz alusão ao Decreto Nº 23.133, de 9 de setembro de 1933, que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país.

09/09/2021 08:00 am - Atualizado em 30/08/2021 15:32 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia do Médico Veterinário é celebrado nesta quinta-feira (9) e faz uma homenagem aos profissionais que se dedicam à saúde dos animais. Foi nessa data, em 1933, que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Nº 23.133, que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país.

Além do atendimento aos animais domésticos, como gatos e cachorros, esses profissionais são responsáveis pela saúde de animais selvagens, de animais de produção, bem como atuam na diminuição da propagação de doenças de animais que são transmitidas para os seres humanos, entre diversas outras atividades que envolvem setores importantes para a sociedade, como o de alimentação e o farmacêutico.

“O médico veterinário é um profissional indispensável à promoção e manutenção da saúde, responsável por garantir melhores condições no que concerne às adequações ambientais, promoção de informações genéricas à população, mantendo-a orientada em relação aos princípios básicos da saúde, e, sobretudo, atuando na medicina preventiva, correlacionando saúde humana e animal”, explica a profa. Inês Nunes Queiroga, docente do curso de Medicina Veterinária da Unileão.

Medicina Veterinária na Unileão

Com uma formação consistente e repleta de atividades práticas, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) capacita estudantes da graduação para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Os veterinários formados pela Unileão serão profissionais habilitados a atuarem com competência nas diversas áreas estabelecidas pela Lei Federal Nº 5.517, que dispõe sobre o exercício dos médicos veterinários:

• Clínica e cirurgia veterinária;
  • Subáreas específicas como: Dermatologia, Oncologia, Cardiologia, Oftalmologia e Anestesiologia;
  • Medicina Veterinária preventiva e saúde pública;
  • Zootecnia e produção animal;
  • Sanidade animal;
  • Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal;
  • Economia, planejamento e administração agroindustrial e extensão rural.

Os profissionais da área também podem atuar na educação, por meio da docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos.

Hospital Veterinário da Unileão

O Hospital Veterinário da Unileão é uma estrutura pioneira na região do Cariri que foi construída para o reforço na aprendizagem dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Instituição. O espaço conta com salas de aula, salas de atendimento clínico, além de laboratórios de Patologia Clínica, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.