Unileão adere ao Setembro Amarelo e conscientiza sobre a prevenção ao suicídio

Suicídio é uma questão de saúde pública responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano.

20/09/2021 08:24 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A campanha Setembro Amarelo busca reforçar no Brasil a necessidade de cuidado com o bem-estar e a saúde mental, alertando a sociedade para a prevenção ao suicídio, uma questão de saúde pública responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais.

Ciente de que cuidar da mente é fundamental para o combate ao adoecimento emocional da sociedade, o curso de Psicologia da Unileão desenvolve ações e eventos voltados para a promoção da saúde mental de qualidade durante todo o ano, envolvendo a comunidade acadêmica e a população caririense.

Além disso, o curso dispõe do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), que atua com atendimentos psicológicos com valores subsidiados pela Unileão e destinados à população e aos colaboradores e alunos matriculados na Instituição.

Serviço de Psicologia Aplicada

O SPA funciona na Clínica-Escola da Unileão e possui caráter de responsabilidade social, prezando pela eficiência e qualidade, sendo um centro de referência na região do Cariri. O espaço possibilita aos alunos da Unileão, ainda, a articulação entre pesquisa, extensão e ensino nas mais diversas áreas da Psicologia.

No local, são ofertados os serviços de psicoterapia de família e de grupo, orientação profissional, avaliação psicológica e psicoterapia individual com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Também é oferecido plantão psicológico, que é um tipo de intervenção que acolhe a pessoa no exato momento da sua necessidade.

Os serviços do SPA são realizados pelos alunos de Psicologia da Unileão em estágio supervisionado. Informações sobre inscrições para atendimentos podem ser obtidas pelo telefone (88) 2101-1048.

Locais para buscar ajuda em momentos de crise

O Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Ministério da Saúde, presta serviço de apoio emocional e prevenção ao suicídio, disponibilizando uma rede de voluntários treinados para o atendimento de todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento ocorre todos os dias e sob total sigilo, sendo realizado por telefone, e-mail ou chat 24 horas. A ligação para o CVV pode ser feita por meio do número 188, de forma gratuita e a partir de qualquer linha telefônica fixa ou do celular.

É possível, também, buscar ajuda nas instituições de saúde como em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, Postos e Centros de Saúde), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Emergência SAMU 192, prontos-socorros e hospitais.

Confira ações recomendadas para lidar com pessoas em risco de suicídio:

• Incentive a pessoa a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou apoio em algum serviço público. Ofereça-se para acompanhá-la a um atendimento;
  • Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não a deixe sozinha. Procure ajuda de profissionais de serviços de saúde, de emergência e entre em contato com alguém de confiança, indicado pela própria pessoa;
  • Se a pessoa com quem você está preocupado(a) vive com você, assegure-se de que ele(a) não tenha acesso a meios para provocar a própria morte (por exemplo: pesticidas, armas de fogo ou medicamentos);
  • Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.