Data conscientiza sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência integra o calendário oficial do país desde 2005, tendo sido instaurada pelo Decreto de Lei Nº 11.133, mas já era celebrada de modo extraoficial desde 1982.

21/09/2021 08:00 am - Atualizado em 20/09/2021 10:22 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta terça-feira (21), celebra-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo conscientizar a população brasileira acerca da importância da criação de meios de inclusão de pessoas com deficiência na nossa sociedade. A data integra o calendário oficial do país desde 2005, tendo sido instaurada pelo Decreto de Lei Nº 11.133, mas já era celebrada de modo extraoficial desde 1982.

A data também propõe a reflexão sobre as dificuldades e os preconceitos enfrentados diariamente por pessoas com deficiência no Brasil. Segundo dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2010, 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população do país.

Por dar o devido valor à construção de uma sociedade inclusiva, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) cultiva práticas que incluem a adequação de seus espaços e de suas metodologias de ensino, promovendo a formação de profissionais cientes da importância da acessibilidade e comprometidos em combater o capacitismo.

Fisioterapeutas atuam no auxílio de pessoas com deficiência

Segundo o prof. Antônio Camurça, docente do curso de Fisioterapia da Unileão, os fisioterapeutas são profissionais que avaliam, diagnosticam e oferecem suporte terapêutico às disfunções cinético-funcionais nos diversos níveis de atenção à saúde.

Nesse contexto, a atuação fisioterapêutica para as pessoas com deficiência (PCDs) contempla a prevenção de agravos e lesões, prescrição e acompanhamento do uso de tecnologias assistivas e a reabilitação funcional, promovendo a integração direcionada para o bem-estar físico, mental e social.

“A intervenção fisioterapêutica amplia as oportunidades da realização de tarefas, mas também da adequação dos meios familiares, escolares, laborais ou de lazer, para a plena inclusão desses indivíduos com o apoio da equipe interdisciplinar”, completa o docente.

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão oferece atendimentos em diversas áreas de atuação fisioterapêutica, colaborando para a promoção da saúde e recuperação da funcionalidade de pacientes em todas as faixas etárias, com variados graus de deficiência física, múltipla, intelectual/cognitiva e visual. As sessões acontecem respeitando as regulamentações de biossegurança atuais, de forma gratuita e com agendamento prévio.

Mais informações sobre os serviços ofertados na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão podem ser obtidas pelo telefone (88) 2101-1065.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.