Unileão homenageia contadores pelo dia 22 de setembro

Data faz alusão à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 22 de setembro de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

22/09/2021 09:46 am - Atualizado em 22/09/2021 14:16 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta quarta-feira (22), celebra-se o Dia do Contador, data que celebra a profissão de quem auxilia no desenvolvimento e no equilíbrio financeiro das empresas e pessoas físicas. A ocasião faz alusão à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, em 22 de setembro de 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os contadores são responsáveis por oferecer suporte às decisões sobre custos e investimentos e participam ativamente da gestão fiscal e financeira das pessoas e das empresas. Esses profissionais estudam e avaliam as atividades financeiras e empresariais, ajudando a buscar oportunidades de economia e estabelecendo boas práticas na gestão dos seus clientes.

Formação e mercado de trabalho

Os alunos do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estudam temas como análise de custos, contabilidade tributária, demonstrações contábeis e prática constitucional e fiscal.

Quando formados, eles estão aptos a produzir relatórios, registrar atividades financeiras e controlar receitas. É pelo diagnóstico financeiro das organizações que os contadores podem auxiliar empresários e gestores nas tomadas de decisões estratégicas para as empresas.

Os contadores podem atuar nas seguintes áreas:

• Escritórios de contabilidade;
  • Escritórios de auditoria e consultoria contábil;
  • Empresas comerciais e industriais em geral;
  • Repartições públicas federais, estaduais e municipais;
  • Setor de contabilidade e custos;
  • Tributação;
  • Controle orçamentário.

Estação de Negócios

A Estação de Negócios é um equipamento voltado para os cursos de Gestão e Negócios da Unileão que oferece serviços gratuitos aos empreendedores do Crajubar, auxiliando no desenvolvimento econômico local. O espaço também promove a prática profissional dos graduandos da Instituição, com foco na solução de problemas reais do mercado.

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (88) 2101-1085, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, para mais informações.

Aperfeiçoar os processos financeiros da organização, auxiliando na tomada de decisão.