(88)99216-3040

Professor e egresso da Unileão publicam estudo sobre gênero e esporte de rendimento

Estudo apresentado no II Congresso Brasileiro Virtual de Diversidade Sexual e de Gênero é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do graduado Hytallo Matheus.

27/09/2021 10:26 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O egresso do curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Hytallo Matheus Silva Leal e o professor da graduação José de Caldas Simões Neto apresentaram o estudo intitulado “Gênero e Esporte de Rendimento: um olhar no caso Tifanny” no II Congresso Brasileiro Virtual de Diversidade Sexual e de Gênero, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de junho deste ano. A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do graduado.

O trabalho aborda e explica as diferenças de sexo e gênero, observando como essa temática vem sendo abordada nos estudos relacionados aos esportes de rendimento, com foco no caso da jogadora Tiffany Abreu, primeira transexual a disputar a Superliga Brasileira de Voleibol Feminino.

Leia o estudo completo!

“Sobre o texto elaborado, destacamos a sua importância por analisar a relação entre gênero e esporte, e como essa temática vem sendo abordada em um momento especial que vivemos, de grandes desafios políticos e sociais. Frisamos o caso da jogadora Tifanny, atleta de vôlei e primeira mulher trans a disputar a Superliga de vôlei feminino, para instigar a população do grupo LGBTQIA+ e demais a valorizar o esporte sem distinção de sexo ou gênero, bem como refletir para políticas públicas de equidade no contexto das diferenças e diversidades no Brasil”, observa o prof. José de Caldas.

Aliar a mente e o corpo, proporcionando mais saúde e bem-estar.


COMPARTILHE: