Data conscientiza sobre cuidados com a saúde do coração

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que as doenças cardiovasculares representam a principal causa de mortes no Brasil.

29/09/2021 08:00 am - Atualizado em 28/09/2021 09:13 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta quarta-feira (29), celebra-se o Dia Mundial do Coração, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde desse órgão vital. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1.100 mortes por dia, cerca de 46 por hora e 1 morte a cada 90 segundos.

Saúde do coração no curso de Enfermagem da Unileão

A saúde do coração é abordada no curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) em disciplinas curriculares que tratam da fisiologia do coração, da compreensão das principais doenças cardiovasculares, de mecanismos farmacológicos e não farmacológicos para tratamento, e das estratégias para prevenção e promoção da saúde de portadores de patologias do órgão.

Além disso, os estudantes da graduação podem aprimorar o aprendizado em estágios curriculares nas Estratégias de Saúde da Família e em hospitais da região, que promovem assistência aos portadores de doenças cardiovasculares.

Principais doenças cardiovasculares:

• Infarto Agudo do Miocárdio (IAM);
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Doença arterial coronária;
  • Hipertensão arterial;
  • Doença cardíaca reumática (doença valvar);
  • Cardiopatia congênita;
  • Trombose venosa profunda.

Sintomas

Segundo a profa. Aline Morais, docente do curso de Enfermagem da Unileão, os principais sintomas de ataques cardíacos incluem dor ou desconforto no peito, podendo estender-se para os braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas; sensação de enjoo ou vômito; dificuldade para respirar ou falta de ar; sensação de desmaio ou tontura; e suor frio e palidez.

Principais exames para a identificação de doenças cardiovasculares:

• Exames de sangue: tem como propósito investigar o perfil lipídico (dosagens de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos), índice glicêmico (quantidade de glicose no sangue), creatinina (saúde dos rins), ácido úrico e, a depender do caso, enzimas hepáticas;
  • Eletrocardiograma;
  • Teste Ergométrico Computadorizado;
  • Ecocardiograma Transtorácico com Doppler;
  • Holter de 24h;
  • MAPA (Medida Ambulatorial da Pressão Arterial).

Hábitos saudáveis que melhoram a saúde do coração:

• Parar de fumar;
  • Evitar o sedentarismo;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Reeducação alimentar com redução de sódio e gorduras;
  • Realizar exames periódicos.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.