(88)99216-3040

Unileão lembra a importância de valorização dos idosos

Dia Internacional dos Idosos é celebrado nesta sexta-feira (1º).

01/10/2021 09:58 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta sexta-feira (1º), celebra-se o Dia Internacional dos Idosos. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), promove o debate sobre as questões fundamentais que dizem respeito às pessoas da terceira idade, como a situação da assistência, integração e participação na sociedade. A ocasião também é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da atenção e proteção dos direitos da pessoa idosa.

Valorização do idoso no curso de Fisioterapia da Unileão

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) estimula a valorização, o respeito e a saúde da pessoa idosa a partir de vários projetos desenvolvidos na Instituição e por abordagens do tema nas matrizes curriculares dos cursos. Segundo a profa. Tatianny França, docente do curso de Fisioterapia da Instituição, a saúde dessa parcela da população é estudada pelos futuros fisioterapeutas de forma mais específica nas disciplinas Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia e Estágio Supervisionado I.

Além disso, na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, os atendimentos para esse público envolvem as especialidades de traumato-ortopedia, neurofuncional, cardiofuncional, dermatofuncional, uroginecologia e terapia aquática, além da assistência no âmbito da saúde coletiva.

Nesse sentido, queixas como dor, edema, alteração de marcha, coordenação, equilíbrio, sensibilidade, cansaço respiratório, repercussões de doenças cardíacas, além de disfunções estéticas, vasculares e doenças do assoalho pélvico como incontinência urinária podem ser tratadas no espaço.

“A Fisioterapia promove a saúde do idoso tanto no âmbito da prevenção como na recuperação funcional e cognitiva, associando estratégias terapêuticas que envolvam movimento, coordenação, equilíbrio e memória. Os exercícios em dupla tarefa e circuitos de atividades são excelentes abordagens para esse fim, sendo possível a execução em atendimentos individuais ou em pequenos grupos, possibilitando o convívio social e interação desses pacientes”, afirma a profa. Tatianny França.

Os interessados nos serviços podem entrar em contato com a Clínica-Escola pelo telefone (88) 2101-1065 para obterem mais informações.

Curso de Fisioterapia participará da Semana Social do Envelhecimento

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, o curso de Fisioterapia da Unileão participará da Semana Social do Envelhecimento, promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESC) de Juazeiro do Norte no dia 30 de setembro. A programação do evento conta com temas e atividades multiprofissionais, estimulando e promovendo a saúde integral do idoso ativo.

Formação de enfermeiros para o atendimento à população idosa

Assim como ocorre com a Fisioterapia, o tema recebe a devida atenção no curso de Enfermagem da Unileão por meio da disciplina de Enfermagem em Saúde do Idoso, ministrada pela profa. Andrea Couto Feitosa. A docente explica que a matéria é interdisciplinar e complexa, sendo necessário que alunos da graduação conheçam a necessidade de partilhar conhecimentos com os demais profissionais que atendem esse público.

“Na disciplina, são trabalhados conteúdos como comunicação, capacidade funcional e cognitiva, quedas, cuidados domiciliares, uso seguro de medicamentos, alterações fisiológicas do processo de envelhecimento nos diversos sistemas do corpo. Além disso, são realizadas apresentações de seminários abordando temas transversais na terceira idade, como a violência contra a pessoa idosa, inclusão social e abandono. Essas temáticas são necessárias para que os alunos estejam adequadamente preparados para o atendimento a essa população”, afirma a docente.

Ação da Enfermagem com pessoas idosas na Policlínica João Pereira dos Santos

Na sexta-feira (1º), às 14h, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade (LAESFC), sob a supervisão da professora e orientadora Andréa Couto Feitosa, realizará uma ação com idosos na Policlínica João Pereira dos Santos, situada no município de Barbalha.

No momento, será realizado o acolhimento dessa população para a orientação e prevenção de doenças para um envelhecimento saudável. Também haverá uma ação de sensibilização da sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

A ocasião também contará com a entrega de álcool em gel a cada pessoa idosa presente no local junto com o repasse das devidas orientações de como utilizar o produto para a higienização das mãos.

Curso de Direito prepara profissionais para defesa dos direitos da pessoa idosa

De acordo com a profa. Danielly Clemente, docente do curso de Direito da Unileão, a temática é abordada a partir da disciplina de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, que busca promover um debate sensível e crítico a respeito da violação de direitos da população idosa.

“No ano de 2018, por exemplo, foi feito um conjunto de audiobooks resultante da intervenção dos alunos na sociedade, na qual uma das temáticas abordadas foi acerca dos direitos da população idosa, tendo como resultado final a entrega de cestas básicas a instituições de acolhimento na região do Cariri”, completa a profa. Danielly Clemente.

NPJ da Unileão atua pela proteção dos direitos da pessoa idosa

Para o prof. Jânio Taveira, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Unileão, o NPJ se apresenta como um importante instrumento à disposição da sociedade para promover a proteção dos idosos e o resguardo dos direitos dessa parte da população.

“O NPJ oferece à população diversos serviços jurídicos nas mais diversas áreas, desde mediações de conflitos, buscando resgatar os laços familiares e sociais do idoso, bem como propondo ações judiciais que buscam garantir o direito à vida, à saúde, à alimentação, à liberdade, à dignidade e aos demais direitos fundamentais dos idosos”, conclui o prof. Jânio Taveira.

Programa para a Melhor Idade da Unileão

A Unileão também busca dar visibilidade ao envelhecimento com qualidade de vida por meio do Programa para a Melhor Idade, que realiza ações com pessoas acima de 55 anos em dois cursos de extensão: “Universidade para a Melhor Idade” e “Solidariedade não tem Idade”.

De acordo com a coordenadora do Programa, Suzana de Alencar, as ações desenvolvidas buscam promover o envelhecimento ativo, possibilitando condições emocionais e sociais para a manutenção das identidades, dignidade e autoestima dos idosos.

O projeto Universidade para a Melhor Idade tem a duração de dois anos e é gratuito. Decorrido o tempo de formação dessa iniciativa, os egressos do curso celebram uma formatura e, aqueles que desejam permanecer envolvidos com as atividades do Programa, migram para a extensão Solidariedade não tem Idade, que visa seguir com a prática das lições aprendidas no projeto anterior.

Dados

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2017, 14,6% da população brasileira têm 60 anos ou mais de idade, correspondendo a 30,3 milhões de pessoas. Ainda de acordo com a OMS, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos até 2025.


COMPARTILHE: