Unileão reitera apoio à preservação da natureza e dos animais neste dia 4 de outubro

Dia da Natureza e Dia Mundial dos Animais são celebrados em 4 de outubro em alusão à data de falecimento de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.

04/10/2021 09:33 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta segunda-feira (4), celebra-se o Dia da Natureza e o Dia Mundial dos Animais. Comemoradas juntas, as datas têm como objetivo conscientizar a população acerca da preservação da natureza e dos animais, bem como incentivar a criação de leis que atuem na proteção de ambos. A escolha do dia 4 de outubro faz alusão à data de falecimento de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais.

Preservação é necessária para o equilíbrio da vida no planeta

“Preservar o meio ambiente e os seres que habitam nele é essencial para manter o equilíbrio no planeta. A extinção de espécies descontrola a cadeia alimentar. A biodiversidade requer que todos os animais vivam em harmonia para que não haja nem excesso e nem falta. O ideal sempre é o equilíbrio natural das espécies”, observa a profa. Ana Isabel, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da Unileão.

A docente destaca que a Unileão tem como uma de suas principais premissas a prática da sustentabilidade e tem desenvolvido diversas iniciativas voltadas para a preservação da natureza, como a captação de energia solar, a criação de uma estação de tratamento de água e a coleta seletiva de resíduos com ponto fixo para a coleta de óleo de cozinha.

Médicos Veterinários atuam pela harmonia entre animais e meio ambiente

Segundo a profa. Vanessa Barros, docente do curso de Medicina Veterinária da Unileão, os médicos veterinários têm, em sua formação, um leque significativo de disciplinas que vão conferir conhecimento pertinente ao convívio adequado dos animais com a natureza e a humanidade, seja no processo produtivo ou não.

“Os contextos apresentam peculiaridades, mas todos eles prezam por um ou mais padrões, como: higienização, bem-estar, conforto, interações benéficas com pessoas, evitar ou curar doenças, apresentar boas práticas ambientais e sociais, respeito às culturas e costumes, dentre outros”, explica a docente.

Medicina Veterinária na Unileão

Com uma formação consistente e repleta de atividades práticas, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) capacita estudantes da graduação para auxiliarem na garantia de saúde e bem-estar dos animais do pequeno ao grande porte.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.