Funcionamento da Unileão nos dias 11 e 12 de outubro

Atividades pedagógicas e atendimentos ao público estarão suspensos na próxima segunda (11) e terça-feira (12).

06/10/2021 10:05 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Em virtude do adiantamento do recesso de Dia dos Professores, data celebrada em 15 de outubro, e do feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado em 12 de outubro, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) suspenderá as atividades pedagógicas e atendimentos ao público na próxima segunda (11) e terça-feira (12). O funcionamento da Instituição retornará na quarta-feira (13).

A Unileão deseja a toda a comunidade acadêmica um excelente descanso e sugere que esse momento possa ser aproveitado com amigos e familiares, cumprindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, incluindo o distanciamento físico, quando necessário.

Dia dos Professores

O Dia dos Professores teve origem em 15 de outubro de 1827, quando Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no país. Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados.

Em 1947, 120 anos depois do decreto, professores paulistas tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar a data e, assim, iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I.

Essa data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

A história do Dia de Nossa Senhora Aparecida conta que, na segunda quinzena do ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul e tentavam, há horas, fisgar algum peixe, mas não estavam conseguindo pescar nada. Um dos pescadores, então, içou a imagem degolada da santa. Em seguida, as suas redes, que voltavam vazias, se encheram de peixes.

O feito foi considerado um milagre da santa resgatada. Anos depois do ocorrido, foi construída uma capela dedicada à Virgem Maria, que rapidamente se tornou um local de peregrinação dos devotos.

Em 1930, o Papa Pio XI declarou e proclamou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil e, em 1980, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado no país.