Importância dos cuidados com a saúde mental é debatida neste dia 10 de outubro

Data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial para a Saúde Mental.

08/10/2021 09:39 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Neste domingo (10), celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental. A data, escolhida pela Federação Mundial para a Saúde Mental em 1992, busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental, bem como lembrar os órgãos governamentais de todo o mundo quanto à necessidade do desenvolvimento de serviços de saúde de qualidade voltados para essa área.

“A saúde mental é uma área que vem sendo negligenciada nos últimos anos e é importante pensarmos ações significativas de transformação desse contexto, principalmente das pessoas terem mais cuidado, se tratarem mais, buscarem ajuda”, pondera o prof. Marcus César de Borba Belmino, docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

Unileão atua no cuidado com a saúde mental

Por meio do curso de Psicologia, a Unileão desenvolve diversas ações voltadas para o cuidado com a saúde mental e a manutenção de bem-estar da população da região do Cariri cearense.

“Desde a fundação, o curso de Psicologia da Unileão vem sendo fundamental na transformação das políticas de cuidado na nossa região. A gente tem estagiários e projetos de extensão que dão atenção desde o campo da saúde mental nos dispositivos de saúde até a assistência social. Temos, também, projetos dentro de empresas, escolas, no setor jurídico e em vários outros lugares, mostrando a importância da Psicologia na qualidade de vida das pessoas”, enfatiza o prof. Marcus César.

Serviço de Psicologia Aplicada

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) realiza atendimentos psicológicos voltados para a comunidade. No local, os estudantes do curso de Psicologia da Unileão realizam estágio supervisionado e prestam atendimentos à sociedade, assim como aos colaboradores e alunos matriculados na Instituição.

No SPA, são ofertados os serviços de psicoterapia de família; psicoterapia de grupo; orientação profissional; avaliação psicológica; e psicoterapia individual com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além disso, também é ofertado plantão psicológico, que é um tipo de intervenção que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade. O plantão psicológico é realizado no Serviço de Psicologia Aplicada e os plantonistas são alunos de Psicologia que realizam estágio supervisionado.

Informações sobre o agendamento de atendimentos podem ser obtidas com a recepção do SPA pelo telefone (88) 2101 1048.

Saúde mental integrada à saúde física

A graduação de Enfermagem da Unileão compreende e trabalha a importância da saúde mental integrada à saúde física. É o que observa a profa. Ariadne Sampaio, docente do curso. “A Enfermagem é uma profissão que, por essência, tem seus alicerces nos cuidados sempre voltados para a integralidade do sujeito. Dessa forma, entende-se uma indissociabilidade corpo e mente, superando o modelo cartesiano e valorizando a pessoa humana em todas as dimensões que a possui”, explica a professora.

No curso de Enfermagem, as duas turmas da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental realizaram uma Mostra de Arte Digital intitulada “Enfermagem do Bem Viver”, sob a orientação da Profa. Ariadne Sampaio, uma das responsáveis pela disciplina.

“O evento foi uma atividade proposta para trabalhar, com o acadêmico de Enfermagem, a promoção da vida por tirinhas em quadrinhos, com uma mensagem que expressasse o valor da vida diante da desesperança, da tristeza profunda, de pensamentos negativos, de ansiedade, do consumo exagerado do álcool e outras drogas, da incapacidade de dormir e da mudança drástica de humor. Todos esses pontos sugeridos são fatores de risco para o adoecimento mental e para o suicídio e que são trabalhados na disciplina com as professoras Ariadne Sampaio e Lys Callou”, finaliza a docente.