Unileão alerta para a importância de cuidados com a visão

Dia Mundial da Visão é celebrado nesta quinta-feira (14).

14/10/2021 13:11 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia Mundial da Visão é celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro, sendo, agora em 2020, comemorado nesta quinta-feira (14). A data é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Programa Visão 20/20, criada com o objetivo de prevenir a cegueira, bem como de alertar a população para cuidados com a saúde ocular.

Confira abaixo algumas medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para a proteção dos olhos:

• Cuidado com objetos pontiagudos para não ferir os olhos;
  • Não brincar com fogos de artifícios, produtos químicos e inflamáveis;
  • Usar cinto de segurança no carro;
  • Evitar coçar os olhos;
  • Evitar olhar diretamente para o sol;
  • Evitar luz muito intensa ou muito fraca quando estiver estudando ou trabalhando;
  • Cuidados com a maquiagem: remover os produtos de beleza dos olhos antes de dormir; não usar produtos fora do prazo de validade; não usar produtos de outra pessoa; usar produtos antialérgicos e sem conservantes;
  • Verificar regularmente o nível de glicose no sangue para evitar problemas oculares provocados pela diabetes;
  • Higienizar a área em volta dos olhos, como pálpebras, cílios e cantos pelo menos uma vez por dia, para remover impurezas e secreções secas e evitar coceira, irritação ou até conjuntivite;
  • Piscar com mais frequência e fazendo pausas repetidas lubrifica as córneas, evita o ressecamento dos olhos, descansa a vista e auxilia no combate à chamada síndrome da visão de computador;
  • Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
  • Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer substância;
  • Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
  • Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
  • Consumir mais peixe: o alimento é rico em ômega 3 e contém vitaminas A, B, D e E, essenciais para a saúde;
  • Não fumar, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado e uma boa alimentação são atitudes saudáveis, inclusive para os olhos;
  • Visitar regularmente o médico oftalmologista para fazer exames preventivos.

Clínica-Escola da Unileão

Na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, são ofertados serviços à comunidade no setor de Pediatria Oftalmológica. O objetivo é proporcionar aos acadêmicos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional, por meio da experiência prática no contexto de atividades de observação, atendimento e prática supervisionada. Os atendimentos são feitos de forma gratuita por estudantes do curso de Fisioterapia, sob a orientação dos supervisores, como componente curricular obrigatório.

Os interessados nos atendimentos devem entrar em contato pelo número 2101-1065 ou comparecerem à recepção da Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, no campus Lagoa Seca. Para obter o tratamento, é necessário apresentar encaminhamento médico e aguardar o agendamento.

Dados da OMS

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que, atualmente, a cegueira afete 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.