Dia dos Professores: educar é dar forma a novas histórias

Professores e professoras utilizam a educação como instrumento de transformação.

15/10/2021 08:00 am - Atualizado em 08/10/2021 09:12 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O ato de educar vai além da orientação na busca por conhecimento. A educação transforma a realidade das pessoas e daqueles que as cercam, abrindo caminhos para novas possibilidades. Por isso que o significado de ser professor ou professora é maior do que ministrar aulas. Esses profissionais incentivam a criação de novas histórias moldadas pelo estudo. Por tudo o que representam para a construção de uma sociedade melhor, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) homenageia todos os docentes neste 15 de outubro, Dia dos Professores.

Veja abaixo depoimentos de egressos e professores da Unileão:

Powllyanna Mota, egressa do curso de Psicologia da Unileão

Existiram pessoas que acreditaram em mim mesmo antes de eu acreditar. Esses foram meus professores do curso de Psicologia da Unileão. Eles sempre disseram para mim que o caminho da educação era o que ia ressignificar a minha vida. No TCC, um momento muito difícil da minha graduação, o acolhimento do prof. Júnior Linhares foi essencial para que eu pudesse concluir meu curso. Até hoje, quando encaro desafios profissionais, eu penso ‘O que Júnior faria?’. Palavras não são suficientes para expressar o amor e a gratidão que eu sinto por ele e por todos os meus outros professores e professoras. A história que eu estou escrevendo, a profissional que sou hoje, devo muito ao corpo docente da Unileão.

Prof. Junior Linhares, docente do curso de Psicologia da Unileão

Ao ver o depoimento da Powllyanna, eu me sinto extremamente lisonjeado, feliz e ao mesmo tempo impactado pela responsabilidade que é a docência, pelo efeito que o professor e a professora produzem na vida de cada um desses alunos e alunas. E ouvir de um egresso que está atuando profissionalmente que ele lembra das aulas, lembra das discussões, permite nos fazer acreditar que a educação realmente tem um valor e que ela realmente transforma a vida das pessoas de fato.

Fernando Pedro de Souza Neto, egresso do curso de Fisioterapia da Unileão

Quando eu ingressei no curso de Fisioterapia da Unileão, passei a ver a história de pessoas que me inspiraram a acreditar que aquilo que eu sonhava de fato um dia poderia se tornar realidade. Uma dessas histórias foi a da profa. Gardênia Martins, uma pessoa que desde que eu conheci acreditava em mim. Parecia que ela estava sempre me preparando para que um dia eu conseguisse realizar o sonho que eu sempre tive na vida. De fato, eu sinto que a profa. Gardênia foi uma pessoa que materializou a transformação que a educação traz para a vida das pessoas.

Profa. Gardênia Martins, coordenadora do curso de Fisioterapia da Unileão

Eu não consigo ouvir o relato do Fernando sem me emocionar. Eu acho que a educação tem me presenteado com alguns ensinamentos que eu não conseguiria ter de outra maneira. Acredito de fato que essa é a nossa missão, então, além de me emocionar muito, eu reafirmo que estou fazendo o que nasci para fazer, sendo parte da transformação da vida das pessoas, porque acredito que a educação é essa ponte.