(88)99216-3040

Importância da alimentação saudável é debatida neste dia 16 de outubro

Dia Mundial da Alimentação foi criado pela Organização das Nações Unidas pela Fome e Agricultura (FAO).

16/10/2021 08:00 am - Atualizado em 15/10/2021 08:35 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado neste sábado (16) e foi criado pela Organização das Nações Unidas pela Fome e Agricultura (FAO) com o objetivo de promover uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. Dentre alguns temas debatidos pela data, estão: segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade econômica, preços dos alimentos, dietas saudáveis e nutrição.

Curso de Enfermagem debate importância da boa alimentação

Sendo os enfermeiros e enfermeiras profissionais que atuam diretamente em contato com a população, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) procura trabalhar a temática da conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável em disciplinas como Saúde Coletiva, Enfermagem em Saúde da Mulher e Enfermagem em Saúde da Criança.

Importância da alimentação saudável

Segundo a profa. Erine Dantas, docente do curso de Enfermagem da Unileão, uma alimentação saudável e balanceada previne o surgimento de doenças e reforça o sistema imunológico; ajuda na perda de peso e a mantê-lo; aumenta a qualidade do sono; melhora o sistema digestivo, permitindo o bom funcionamento do organismo; fornece mais disposição e energia para as atividades diárias; garante o bom humor; permite manter uma aparência saudável; acrescenta mais qualidade de vida; possibilita uma vida mais longa com saúde; e evita o envelhecimento precoce.

“Uma alimentação saudável é aquela que atende a todas as exigências do corpo, além de ser fonte de nutrientes. De forma equilibrada, ela combina alimentos dos variados grupos alimentares: carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras, como também a água”, afirma a docente.

Uma dieta alimentar saudável deve ter as seguintes características:

  • Equilibrada, respeitando o consumo adequado de cada tipo de alimento;
  • Variada, incluindo vários grupos alimentares para fornecer diferentes nutrientes;
  • Suficiente, respeitando as quantidades necessárias de cada pessoa;
  • Segura, livre de contaminantes de natureza biológica, física ou química. Para isso, é fundamental que se respeitem as regras de higiene, manuseio e armazenamento adequado.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.


COMPARTILHE: