Unileão conscientiza comunidade para a prevenção da osteoporose em alusão ao dia 20 de outubro

Dados do Ministério da Saúde apontam para cerca de dez milhões de pessoas com a doença no Brasil.

20/10/2021 08:00 am - Atualizado em 18/10/2021 12:55 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

A osteoporose é uma doença silenciosa que, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. Ela consiste no enfraquecimento progressivo da massa óssea, que pode resultar em fraturas ou outras complicações. Para conscientizar a população a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, o dia 20 de outubro foi escolhido para ser lembrado como o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose.

Em alusão à data, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) explica um pouco mais sobre a doença e informa como o curso de Fisioterapia da Instituição auxilia no tratamento de pessoas com essa condição.

O que é a osteoporose

O prof. Aurélio Dias Santos, docente do curso de Fisioterapia da Unileão, ressalta que a osteoporose é uma doença progressiva, que torna a massa óssea mais frágil no decorrer do tempo, aumentando muito o risco de fratura mesmo após uma pequena queda. “É uma doença silenciosa, então muitas pessoas não sabem que têm até que sofram uma fratura”, observa.

Segundo o professor, a doença afeta principalmente as mulheres na pós-menopausa e pessoas idosas, por conta da idade avançada e consequente deficiência hormonal. Ele acrescenta que são outros fatores de risco: histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, tabagismo, consumo de álcool e vida sedentária.

Fisioterapeutas no tratamento da osteoporose

De acordo com o prof. Aurélio Dias Santos, os fisioterapeutas podem, primeiramente, avaliar as condições físico-funcionais dos pacientes com osteoporose, observando possíveis riscos de quedas, utilizando instrumentos específicos de avaliação de desempenho funcional: força, coordenação, equilíbrio e habilidades funcionais.

“Diante dos achados, esses profissionais prescrevem e aplicam protocolos de reabilitação com exercícios de treinamento resistidos com cargas progressivas para fortalecer o sistema musculoesquelético e associam exercícios específicos de coordenação e equilíbrio, objetivando a prevenção de quedas e possíveis fraturas”, acrescenta o docente.

Atendimentos na Clínica-Escola da Unileão

Na Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, casos de osteoporose são atendidos nos setores de traumato-ortopedia e no estágio de Fisioterapia em Geriatria. Além do atendimento às condições de dor ou lesão, a Fisioterapia Geriátrica aborda os aspectos de educação em saúde direcionada ao público idoso, sobretudo na prevenção de quedas, uma das principais causas de internamento e aumento de mortalidade de pessoas acima dos 60 anos.

O atendimento ao público é feito pelos acadêmicos do curso, sob a supervisão dos professores. Os interessados nos atendimentos devem entrar em contato pelo número (88) 2101-1065 ou comparecerem à Recepção da Clínica-Escola de Fisioterapia da Unileão, no campus Lagoa Seca. Para obter o tratamento, é necessário apresentar encaminhamento médico e realizar o agendamento prévio.

Preservar e reabilitar movimentos e funções do corpo humano.