Unileão apoia campanha da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal

Segundo dados do INCA, estima-se 11.180 casos novos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022.

01/11/2021 08:00 am - Atualizado em 27/10/2021 10:56 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Entre os dias 1º e 7 de novembro de 2021, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o país, realiza a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. A campanha, realizada anualmente na primeira semana de novembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade do cuidado com a saúde bucal e reforçar a importância do diagnóstico precoce como fator principal para a cura do câncer bucal.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se 11.180 casos novos de câncer de boca em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. Para pacientes com diagnóstico precoce de tumores em estágio inicial, a chance de cura está acima de 95%.

Principais sinais, sintomas e formas de prevenção

De acordo com o prof. Francisco Aurelio, docente do curso de Odontologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), os principais sinais e sintomas do câncer de boca são lesões ulceradas (feridas) e manchas avermelhadas ou esbranquiçadas que não doem e não cicatrizam após 15 dias de evolução.

“Dois hábitos simples que podem ajudar na prevenção do câncer são: não fumar e evitar a ingestão de álcool. Além disso, é importante realizar autoexame na boca e ir a consultas odontológicas periodicamente para a busca de lesões suspeitas”, completa o docente.

Na Clínica-Escola de Odontologia da Unileão, os pacientes atendidos são examinados para detecção precoce das lesões suspeitas de câncer bucal. Após a suspeita, são solicitadas biópsias para a confirmação histológica das lesões.

Sobre a Clínica-Escola de Odontologia da Unileão

A Clínica-Escola de Odontologia da Unileão possui a maior estrutura do Norte e Nordeste. O atendimento gratuito à comunidade é realizado inicialmente por uma triagem, onde é feita a avaliação que verifica, por meio de exames clínicos e radiográficos, a necessidade de tratamento odontológico de cada paciente. Os atendimentos são feitos pelos acadêmicos com orientação dos professores.

Mais informações sobre os atendimentos realizados na Clínica podem ser obtidas pelo telefone (88) 2101 1065.

Saúde e beleza buco-facial.