Professor e aluno da Unileão publicam estudo sobre homofobia no contexto familiar

Estudo publicado no e-book Cinabeh é fruto de trabalho apresentado pelo aluno Isaac Marlon no X Congresso Internacional de Diversidade Sexual, Étnico-Racial e de Gênero.

16/11/2021 12:02 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

O aluno do 8° semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) Isaac Marlon e o professor da graduação Francisco Francinete Leite Júnior (Junior Linhares) publicaram, no e-book “Cinabeh: Políticas da Vida – Coproduções de Saberes e Resistências (Volume 1)”, um estudo intitulado “Os Atravessamentos da Homofobia no Contexto Familiar: a Heteronormatividade em Interface com a Psicologia”. A pesquisa é fruto de trabalho apresentado pelo estudante no X Congresso Internacional de Diversidade Sexual, Étnico-Racial e de Gênero.

Leia o estudo completo!

“Enquanto acadêmico de Psicologia e pesquisador sobre violência e diversidade, vejo o estudo que fiz ao lado do professor Júnior Linhares como uma produção política, que tem como base a ética da psicóloga e do psicólogo, que nos coloca enquanto profissionais críticos e analistas de todas e quaisquer situações de opressão e negligência social, pensando em como esses processos estruturais e como a homofobia está presente na família, causando adoecimentos e sofrimento psíquico a diversos sujeitos e levando aos estudiosos da temática alguns fatores relevantes neste processo”, frisa Isaac Marlon.

O prof. Junior Linhares afirma que “escrever sobre temáticas desta natureza nos faz pensar a importância do suporte socioemocional que as famílias necessitam frente às questões de gênero e sexualidade, desconstruindo, assim, preconceitos e discriminações, além de reiterar a importância do respeito à diversidade, tão necessária aos contextos atuais”.

Compromisso com os processos de transformações sociais e promoção da qualidade de vida.