(88)99216-3040

Diploma Digital começa a valer em janeiro de 2022

Implementação do Diploma Digital traz muito mais segurança e praticidade para a emissão, armazenamento e compartilhamento desse documento.

17/11/2021 14:03 pm - Atualizado em 18/11/2021 10:03 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

diploma digital de curso Superior de graduação é um documento com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. A partir do dia 1º de janeiro de 2022, por ordem do Ministério da Educação (MEC), a emissão do documento passará a ser obrigatória em todo o território nacional e substituirá a expedição do diploma tradicional de papel.

“O diploma digital é uma importante conquista para a Educação Superior do Brasil. A sua implementação traz muito mais segurança e praticidade para a emissão, armazenamento e compartilhamento desse documento”, afirma a profa. Ana Carla, coordenadora do Controle Acadêmico da Unileão.

A docente exemplifica a vantagem ao lembrar que os diplomados não precisarão mais se preocupar em como guardar o documento, que não poderá ser perdido ou extraviado. “Não haverá mais necessidade de cópias autenticadas ou o questionamento da validade ou integridade do documento e isso vai ser maravilhoso”, avalia a coordenadora do Controle Acadêmico da Unileão.

Respostas às principais dúvidas sobre o diploma digital

O diploma digital também será adotado no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) e, para que nenhum integrante da comunidade acadêmica tenha dúvidas, a Instituição preparou uma FAQ (perguntas frequentes, do inglês Frequently Asked Questions) sobre o tema, confira abaixo.

– Afinal, o que é o diploma digital?

Diploma digital é o documento final de conclusão de curso superior de graduação nato-digital, ou seja, com existência, emissão e armazenamento integralmente digitais. O diploma digital nada mais é que um arquivo XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil que irá assegurar a validade e a segurança das informações pertinentes ao documento final de conclusão do curso de graduação.

– O diploma digital poderá ser impresso?

O Diploma Digital possui dois arquivos, o XML e a RVDD (Representação Visual do Diploma Digital). O Diploma Digital mesmo é um arquivo XML, enquanto que a representação visual é um arquivo PDF com o layout de um diploma físico, que poderá ser impresso pelo graduado ou graduada quantas vezes ele ou ela quiser. É importante ressaltar que esse arquivo impresso não tem validade jurídica, apenas simbólica. No entanto, essa representação visual apresentará um código que permitirá a conferência das informações daquele diploma em um ambiente virtual próprio da Unileão para validação de Diplomas Digitais, acessível por meio do link ou da leitura do QRCode.

– Onde e como os graduados receberão os seus diplomas digitais?

A Unileão criará um ambiente virtual de acesso restrito para geração e download da representação visual e o acesso ao XML do diploma digital.

A RVDD (Representação Visual do Diploma Digital), apesar de não ser o diploma, é a interface para, com auxílio do QR Code, por exemplo, ter acesso ao diploma digital no universo eletrônico e isso ocorrerá de forma rápida, prática e segura.

– Quais são as principais vantagens do diploma digital?

  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Versatilidade e agilidade na consulta e no compartilhamento desse documento;
  • Emissão e armazenamento integralmente digitais;
  • Evita fraudes;
  • Tem a mesma validade jurídica do documento físico, emitido em papel;
  • Simbolismo permanece pela RVDD.

– E se ainda houver dúvidas?

Os membros da comunidade acadêmica da Unileão que ainda tiverem dúvidas sobre o assunto podem entrar em contato com a Instituição pelo WhatsApp (88) 9 9216-3040.


COMPARTILHE: