(88)99216-3040

Unileão lembra Dia Nacional da Economia Solidária

Data foi criada em homenagem ao ambientalista brasileiro Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944.

15/12/2021 08:00 am - Atualizado em 29/11/2021 11:06 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Nesta quarta-feira (15), celebra-se o Dia Nacional da Economia Solidária. A data tem como objetivo incentivar o trabalhado associado e voluntário em uma forma de organização da produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, e não do capital, caracterizada pela igualdade. Ela foi criada em homenagem ao ambientalista brasileiro Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944.

O que é a economia solidária?

De acordo com a profa. Tharsis Diaz, coordenadora adjunta dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão, a economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social, na forma de uma corrente que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra. Seus princípios são: autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.

“De forma geral, o objetivo da economia solidária é incentivar o desenvolvimento da sociedade como um todo, com foco na diminuição da desigualdade econômica e social”, afirma a docente.

Projeto de economia solidária nos cursos da Unileão

O projeto Pequi Vivo, desenvolvido em comunidades da região do Cariri por estudantes dos cursos de Gestão e Negócios da Unileão, é direcionado à expansão e ao fortalecimento da agricultura em regime de economia familiar. Ele foi pensado com base nos preceitos da economia solidária.

Além disso, a temática é trabalhada de forma ampla nas graduações, nas disciplinas que abordam abertura de empresas, plano de negócios, estratégias, e nos eixos de Negócios e Pessoas.


COMPARTILHE: