Curso de Direito da Unileão realiza atendimentos jurídicos em alusão ao Dia do Consumidor

O evento será realizado no Vapt Vupt, em Juazeiro do Norte, no dia 17 de março, e será aberto ao público em geral.

16/03/2022 16:10 pm - Atualizado em 17/03/2022 07:51 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) realizará, no dia 17 de março, das 8h às 12h, atendimentos de assessoria jurídica, no Vapt Vupt, em Juazeiro do Norte. O evento será aberto ao público e acontecerá em alusão ao Dia Mundial do Consumidor, que é celebrado em 15 de março. A ação será conduzida por alunos do 7° ao 10° semestre do curso de Direito da Unileão, juntamente do coordenador da ação de extensão, professor Jânio Taveira Domingos, e a profa. Tamyris Madeira, docente do curso de Direito da Unileão.

A iniciativa busca proporcionar acesso a serviços gratuitos de consulta jurídica e orientações gerais voltadas ao direito do consumidor, atingindo a população e possibilitando que essas ações cheguem aos menos favorecidos na sociedade. Além disso, os estudantes do curso de Direito terão na ocasião a oportunidade de exercer na prática os conhecimentos adquiridos, o que contribui para a formação pessoal e profissional de cada um.

A ação conta também com a parceria do curso de Enfermagem da Unileão, que reunirá uma equipe de alunos do 9° semestre, acompanhados pela professora Ana Karla Cruz, para realizar aferição de pressão e testes de glicemia no público durante o evento.

Sobre o Dia do Consumidor

A data faz alusão ao discurso feito em 15 de março do 1962, pelo presidente dos Estados Unidos da época, John Kennedy, que defendeu os direitos dos consumidores quanto à segurança, à informação e à livre escolha de produtos e serviços. No Brasil, os direitos do consumidor são principalmente assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor em 11 de março de 1991, e permitiu a criação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) para prestar orientação aos cidadãos sobre os seus direitos, bem como servir de mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços.

Viabilizar o exercício dos direitos e o acesso da sociedade à Justiça.