Unileão inaugura Cordelteca Josenir Lacerda em evento no Dia Nacional da Biblioteca

Na inauguração da Cordelteca, será lançado o concurso cultural Cordelando, que premiará o(a) autor(a) do melhor cordel com um kit de livros.

29/03/2022 17:17 pm - Atualizado em 05/04/2022 13:52 pm - COMPARTILHE: - + Imprimir

No dia 9 de abril, as Bibliotecas Prof. Vladenir Pontes Menezes, do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), irão realizar o lançamento da Cordelteca Josenir Lacerda. O evento ocorrerá a partir das 9h, no auditório do bloco E do campus Lagoa Seca, e será aberto a toda comunidade. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas de forma on-line, através deste link. Os participantes receberão um certificado de 4h pela presença na atividade. A ação ocorrerá em alusão ao Dia Nacional da Biblioteca, celebrado nesta data.

Inscreva-se aqui no lançamento da Cordelteca Josenir Lacerda!

A Cordelteca visa resgatar e valorizar a literatura de cordel da nossa região, reunindo a comunidade acadêmica da Unileão na produção e leitura desses materiais. O espaço é dedicado à valorização e divulgação da literatura de cordel, sendo o primeiro do Cariri a catalogar, indexar, e divulgar os folhetos de cordéis, que são frágeis nas suas características físicas, objetivando assim a sua preservação.

O local é batizado em homenagem à poetisa e cordelista Josenir Lacerda, conhecida e premiada pelo seu cordel intitulado “O Linguajar Cearense” e suas mais de 70 obras publicadas. Josenir é cocriadora da Academia de Cordelistas do Crato e a primeira mulher caririense a fazer parte da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), onde foi empossada no ano de 2011, ocupando a cadeira de número 37.

No dia da inauguração, a cordelista homenageada falará um pouco mais sobre sua trajetória e produções.

Concurso Cultural Cordelando

Durante a inauguração da Cordelteca, será realizado o lançamento do concurso cultural Cordelando, que premiará o(a) autor(a) do melhor cordel com um kit de livros. Poderão participar da iniciativa alunos da Unileão, que demonstrarão suas habilidades na produção escrita da literatura de cordel. Os participantes receberão um certificado de 15h pelo concurso.

Os alunos deverão entregar a sua produção nas bibliotecas da instituição, impressos no formato e estrutura da literatura de cordel, de acordo com a sua criatividade. No ato da entrega do cordel nas bibliotecas, será preenchida uma ficha de inscrição com os dados dos autores. As três melhores produções serão avaliadas e farão parte do acervo da Cordelteca.

O edital de participação no concurso cultural será divulgado na semana seguinte à realização do evento de lançamento, no site da Unileão.

Mais sobre o Dia Nacional da Biblioteca

Com o objetivo de incentivar a leitura e demonstrar que ela é ferramenta crucial para a educação e formação dos indivíduos, o dia 9 de abril foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Biblioteca.

A data surgiu em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, ambos instituídos a partir do decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980.

Inauguração Cordelteca Josenir Lacerda

Data: 9 de abril