(88)99216-3040

Liga Acadêmica BioGeM promove o II Simpósio de Biologia e Genética Molecular

O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de maio e terá inscrições on-line entre os dias 21 de abril e 3 de maio.

22/04/2022 15:17 pm - Atualizado em 06/05/2022 09:12 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

A Liga Acadêmica de Biologia e Genética Molecular (BioGeM) dos alunos de Biomedicina da Unileão promoverá, nos dias 6 e 7 de maio, o “II Simpósio de Biologia e Genética Molecular”, de forma presencial, nos campus Saúde e Lagoa Seca da Unileão. O evento é voltado aos estudantes da área da saúde e de ensino médio da região.

Serão ofertadas 400 vagas para o Simpósio. Os interessados devem se inscrever por meio deste link, no período de 21 de abril a 3 de maio. O valor da inscrição no evento é de R$5,00 e para participar dos minicursos, a inscrição custará R$7,00. Os inscritos também poderão submeter trabalhos para apresentar no Simpósio.

Inscreva-se aqui!

A programação conta com minicursos teóricos e práticos, palestras com temas nas áreas abordadas, apresentação dos trabalhos submetidos, premiações, e sorteio de brindes. O objetivo do evento é informar e capacitar os participantes nos campos da Biologia e Genética Molecular, através da prática e teoria, como também despertar o interesse nos estudantes para o ensino e a pesquisa.

“O II Simpósio de Biologia e Genética Molecular da Unileão tem por objetivo ofertar aos alunos a possibilidade de conhecer melhor essa área tão importante, principalmente no contexto atual que vivemos diante da pandemia do novo Coronavírus”, explica a professora do curso de Biomedicina da Unileão, Karollyna Leandro.

Confira a programação:

Sexta-feira (06/05) – das 13h às 17h

Credenciamento – Campus Saúde

Minicursos – Campus Saúde

Sábado (07/05) – das 8h às 12h

Palestras – Campus Lagoa Seca – Auditório do Bloco E

Premiação de trabalhos e sorteio de brindes – Campus Lagoa Seca

Divulgação de trabalhos – YouTube

(Clique aqui para acessar os trabalhos!)

 

Minicursos:

Minicurso teórico: Mecanismos moleculares e fisiopatológicos das doenças de herança genética – 50 vagas

Prof. Wenderson Pinheiro de Lima

Possui graduação em Biomedicina pela Unileão (2013), especialização em Hematologia Clínica (2015) e em Microbiologia Clínica (2017). Atualmente é professor titular do curso de Biomedicina do Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão), nas disciplinas de Fundamentos e Histórico da Biomedicina, Biologia Molecular e Imunologia Clínica. Além disso, atua como professor orientador da Liga Acadêmica de Imunologia e co-orientador da Liga Acadêmica de Biologia e Genética Molecular dos alunos da Unileão. Possui experiência, ainda, na docência do ensino superior das disciplinas de Bioquímica, Anatomia Humana, Imunologia Básica e Hematologia Aplicada.

Minicurso teórico: Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2 – 50 vagas

Prof. Agledison Vieira do Nascimento

Farmacêutico formado pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO), 2021.  Atualmente mestrando no Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na Universidade Federal do Cariri (UFCA).É o farmacêutico responsável pelo setor de Biologia Molecular do Laboratório LAMIC.

Minicurso prático: Fundamentos teórico-práticos de extração, amplificação de DNA por PCR e técnica de eletroforese em gel de agarose – 20 vagas

Prof.ª Jennifer Figueiredo da Silva Oliveira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2012), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014) e doutorado em Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018). Atualmente é docente do Curso de Medicina Veterinária, preceptora do Laboratório de Microbiologia e Imunologia Animal e é coordenadora da Pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). Possui experiência em docência nas áreas de fisiologia animal, microbiologia e doenças infecciosas dos animais domésticos. Atua como médica veterinária na área de medicina veterinária preventiva.

Minicurso prático: Capacitação em boas práticas de pipetagem – 20 vagas

Prof.ª Especialista Francisca Alves

Especialização em Análises Clínicas pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO (2015), Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharel, pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMINO OMETTO (2002). Trabalhou no Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica de Citros “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico de Campinas SP, atuando na área de Biotecnologia de citros de 1992 – 2913. Gerente da Qualidade (2010-2013) da Clínica Fitopatológica do Centro APTA de Citros “Sylvio Moreira em conformidade com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005 ”. Atualmente técnica de laboratório no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO e colaboradora da BioGem-Liga Acadêmica de Genética e Biologia Molecular (UNILEÃO).

 

Palestras:

Processos genéticos envolvidos no surgimento de bactérias multirresistentes

Prof.ª Mestra Rakel Olinda Macedo da Silva.

Possui Graduação em Biomedicina pela Unileão (2012), especialização em Hematologia Clínica pela Unileão (2015) e especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Patos (2016). Mestrado em Bioprospecção Molecular na Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui experiência nas áreas de Análises Clínicas, com foco em Microbiologia Clínica e, atualmente, exerce a função de professora de Biossegurança e Análise Microbiológica da Água e Preceptora do setor de Microbiologia no Estágio Supervisionado I do curso de Biomedicina. Orientadora da Liga Acadêmica de Microbiologia Clínica dos alunos da Unileão (LAMIC).

Epigenética: entendendo como o ambiente afeta na expressão gênica

Prof.ª Doutora Cláudia Luíza Paes Barreto Villaça.

Formada em Zootecnia pela Univasf; especialista pela UECE e pós-graduanda pela Qualittas. Mestre em Bioprospecção Molecular pela Urca e doutora em Zootecnia com ênfase em Genética pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Funcionária pública federal no IFCE, campus Crato, desde 2010, e professora do curso de Medicina Veterinária das disciplinas Genética e Evolução, Melhoramento Genético Animal, produção de Monogástricos e Núcleo Interdisciplinar. Líder do grupo de pesquisa em produção animal no semiárido cearense. Atuação na área de pesquisa em Nutrigenômica/Monogástrica.

Identificação de espécies de Leishmania a partir da técnica de PCR e suas variações

Prof.ª Mestra Flávia Eduarda Vidal Barbosa

Doutoranda do Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) pela Universidade Federal do Cariri, na área de Bioquímica em estados patológicos, com ênfase no estudo das leishmanioses. É membro de pesquisa no laboratório de Patologia Experimental (LAPEX/UFCA). Possui mestrado em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Cariri. É especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade Regional do Cariri (2021). Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2018), onde atuou como monitora voluntária na disciplina de Biofísica (2016) e foi integrante da Liga Acadêmica de Hematologia Clínica (2016-2017).

 

Serviço:

II Simpósio de Biologia e Genética Molecular

Data: 6 e 7 de maio

Local: Unileão – Campus Saúde / Campus Lagoa Seca

Ciência, saúde e diagnóstico em função da qualidade de vida.


COMPARTILHE: