Projeto de Extensão “Enfermagem da Alegria” promove ação de capacitação “Transtorno como comodidade e o brincar terapêutico”

O evento foi voltado aos alunos do curso de Enfermagem que são membros voluntários do projeto.

04/05/2022 07:19 am - Atualizado em 04/05/2022 07:23 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O projeto de extensão “Enfermagem da Alegria”, vinculado ao curso de Enfermagem da Unileão, realizou a ação de capacitação “Transtorno como comodidade e o brincar terapêutico”, coordenada pela professora Nadja França Menezes da Costa. O evento foi voltado para os membros voluntários do projeto e ocorreu no dia 23 de abril.

A ação foi ministrada pelo facilitador Cicero Thiago Alves Araújo e propôs aos alunos participantes maior reflexão sobre a utilização do lúdico como intervenção terapêutica e seus impactos positivos em crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo foi capacitar os estudantes e aprimorar a habilidade de interação com as crianças, além de contribuir no desenvolvimento de uma melhor comunicação e desempenho dos voluntários do projeto para com o público em questão.

“O brincar contribui de forma singular para o atendimento a essas crianças e suas famílias, trazendo formas espontâneas de intervenção junto às demandas, déficits e dificuldades apresentadas por elas”, afirma a professora Nadja.

“Dentre tantas experiências já adquiridas ao longo da graduação, a oficina possibilitou o despertar mais humano pela necessidade de adaptação com crianças portadoras do TEA e TDAH, e assim, permitindo trazer o brincar terapêutico como ferramenta de inclusão social”, relata a acadêmica do 7º semestre de Enfermagem e monitora do projeto de extensão Enfermagem da Alegria, Raniela Felipe de Jesus.

Compreender as particularidades humanas, servindo e restabelecendo a saúde da população.