Unileão parabeniza assistentes sociais neste dia 15 de maio

Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957.

15/05/2022 08:00 am - Atualizado em 13/05/2022 08:16 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

Os assistentes sociais são indispensáveis para a população na garantia dos direitos e da justiça social. Por isso, neste domingo (15) em que se celebra o Dia do Assistente Social, a Unileão homenageia esses profissionais que trabalham diariamente para transformar a sociedade em uma comunidade mais justa e igualitária.

Serviço Social na Unileão

Na Unileão, o curso de Serviço Social abrange ensino, pesquisa e extensão, qualificando os estudantes para que se tornem profissionais responsáveis pela melhoria da qualidade de vida e a integração de indivíduos à sociedade. Com uma equipe docente de referência no Cariri e uma estrutura que conta com o Núcleo de Apoio do Serviço Social (NASS) e o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), a Instituição possibilita que os alunos do curso tenham experiências práticas fortemente aliadas à ética.

Núcleo de Apoio do Serviço Social da Unileão

No NASS, os discentes realizam atendimentos por meio de entrevistas sociais e ações socioassistenciais. Eles também elaboram e problematizam os relatórios sociais, bem como orientam e encaminham os usuários de equipe para estudos de textos relacionados ao cotidiano do assistente social e à política de saúde. Já no NPJ, equipamento que atua no amparo de quem não tem condições de contratar um profissional particular para garantir os seus direitos, os acadêmicos do curso realizam estudos sociais e auxiliam nas demandas que surgem no atendimento jurídico gratuito que é prestado diariamente à população.

Essas atividades têm por objetivo proporcionar a ampliação de direitos, socializar informações acerca dos direitos do usuário da saúde, prestar orientações sobre benefícios socioassistenciais e promover ações socioeducativas. Todos os serviços são executados pela equipe de estagiários supervisionados por docentes da Unileão.

Sobre o Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, que pelo Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, regulamentou e oficializou a profissão no Brasil. Em 1993, no entanto, a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, passou a regulamentar a profissão. Em homenagem à regulamentação inicial da profissão, em 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

Ação para atuar contra a desigualdade social.