(88)99216-3040

Dia Mundial das Abelhas reforça importância das abelhas para segurança alimentar da população e conservação da biodiversidade

Data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas de 2017.

20/05/2022 08:00 am - Atualizado em 19/05/2022 09:10 am - COMPARTILHE: - + Imprimir

O Dia Mundial das Abelhas é celebrado no dia 20 de maio. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas de 2017 e busca lembrar sobre a importância desses pequenos animais para a segurança alimentar da população mundial e para a conservação da biodiversidade.  Além disso, o mel, produzido pelas abelhas a partir do néctar, é um produto importante para a economia do Brasil.

Polinização: principal função das abelhas

De acordo com o professor do curso de Medicina Veterinária da Unileão Niraldo Muniz, a principal função das abelhas é a polinização. “Essa função reprodutiva em vegetais promove valores positivos e significativos na biodiversidade”, frisa o docente. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), estima-se que 80% das espécies de vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por algum tipo de abelha.

Pequenos animais com grandes responsabilidades

A polinização feita pelas abelhas pode parecer algo simples, mas, na verdade, é algo bem mais complexo. Segundo o prof. do curso de Medicina Veterinária da Unileão, Niraldo Muniz, o trabalho desses insetos seleciona as melhores espécies de vegetais, promovendo a qualidade dos produtos agrícolas e melhorando a produtividade nesse setor.

“A conta é simples: na natureza, animais se alimentam de animais, que se alimentam de produtos vegetais e uma boa quantidade desses vegetais, principalmente frutos, são produzidos com auxílio do trabalho de polinização das abelhas”, acrescenta o professor.

Apicultura

A apicultura é o nome dado para a atividade agrícola de gestão e criação de abelhas. Várias espécies do inseto podem ser cultivadas no Brasil, tanto nativas quanto exóticas, e seus produtos oferecem propriedades farmacológicas e nutricionais, gerando bons rendimentos para o setor econômico.

“Ao falar em abelhas, não devemos lembrar apenas do seu ferrão e do mel produzido. De acordo com a espécie, temos a extração de mel, própolis, pólen, cera, geleia real e apitoxina. Há também o aluguel de colmeias para a produção de culturas de maior expressão econômica”, observa o prof. Niraldo Muniz.

Segundo o docente, que também é zootecnista, a apicultura, tanto para abelhas nativas como para exóticas, é uma atividade que vem ganhando espaço na agropecuária. “Com técnica e conhecimento, elas podem ser cultivadas em áreas de preservação permanente e, inclusive, nos centros urbanos. Têm ótimos produtos a serem utilizados na nutrição, na indústria farmacêutica e com muita demanda no mercado”, finaliza.

E o mel?

É a partir do néctar coletado pelas abelhas que se é produzido o mel. Depois de transformado, o produto é depositado nos favos e selado com cera para que a abelha possa utilizá-lo posteriormente. Dependendo da planta utilizada para a coleta do néctar, o mel pode apresentar sabores e aromas diferentes. Há uma diversidade de usos para essa substância, que tem grande valor econômico.

Confira algumas utilidades do mel:

  • Pelas suas propriedades, o mel é a base para diversos produtos cosméticos, como shampoos, sabonetes e cremes para o rosto e para o corpo;
  • O mel também está presente na gastronomia, com receitas doces, como o pão de mel, biscoitos e muffins; ou salgadas, como incremento de pratos baseados em carnes;
  • O mel ainda traz benefícios para a saúde, estando presente em medicamentos naturais e xaropes.

Responsabilidade social e ambiental no trato com os animais.


COMPARTILHE: